Sabado às 20 de Abril de 2024 às 09:28:20
EM CAMPO LARGO  | 23º
Política

Paraná estreita relações com Reino Unido para parcerias na educação e meio ambiente

Reunião com representantes do Governo Britânico no Brasil faz parte de uma aproximação entre os dois governos para a criação de potenciais parcerias em pontos estratégicos. Foram apresentadas as princi

Paraná estreita relações com Reino Unido para parcerias na educação e meio ambiente

Os principais projetos do Paraná nas áreas da educação, ensino superior e desenvolvimento sustentável foram apresentados, nesta terça-feira (6), para representantes do Reino Unido no Brasil. A reunião virtual, presidida pelo vice-governador Darci Piana, teve como objetivo a aproximação entre os dois governos para o desenvolvimento de potenciais parcerias futuras em áreas estratégicas.

A iniciativa integra uma aproximação do Reino Unido a estados brasileiros que não possuem consulados. Inicialmente, foram selecionados como prioridade Paraná, Pará e Bahia. A reunião marcou o início de um relacionamento mais próximo, através de um diagnóstico de quais pontos de convergência podem gerar colaborações.

“Esse esforço é parte de uma iniciativa do governo britânico para gerar maior impacto de seus projetos em outros estados brasileiros. Nosso objetivo é ter um melhor entendimento dos estados e estabelecer relações próximas com cada um deles, identificando áreas nas quais possamos criar parcerias e trabalhar juntos”, explicou Lisa Weedon, cônsul-geral interina do Reino Unido em São Paulo e enviada especial ao Paraná.

O vice-governador disse que o Estado sempre teve um bom relacionamento com o Reino Unido, e que a nova relação só trará vantagens às duas partes. Na semana passada, lembrou, houve uma Missão Técnica Virtual entre o Paraná, através da Fundação Araucária, e cientistas britânicos para estruturar novas parcerias nos segmentos de educação, inovação e pesquisa voltados à saúde.

“Queremos trazer tecnologia e integrar aquilo que eles têm de melhor para ajudar em parcerias com nossas universidades estaduais e com nossa Secretaria de Educação. Isso é fundamental para nosso crescimento”, pontuou.

A cônsul interina pontuou que o governo britânico tem atuado no Brasil com cinco prioridades fundamentais, que servem de guia para nortear as futuras ações. São elas: incentivar compromissos climáticos ambiciosos, reduzir barreiras econômicas, desenvolver a ciência, melhorar a segurança pública e garantir sociedades abertas através do fortalecimento de valores democráticos e da redução da desigualdade.

“Os resultados do Paraná são muito impressionantes, especialmente nas áreas de educação e meio ambiente, e estou muito animada para trabalharmos juntos. Acredito que temos muito para contribuir”, acrescentou Weedon.

MEIO AMBIENTE – O vice-governador lembrou que o bom relacionamento entre os governos também ajuda a criar uma vitrine da sustentabilidade do Paraná para o mundo, uma vez que o Reino Unido será sede da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26. O evento será realizado em novembro em Glasgow, na Escócia. 

“A próxima reunião do clima será no Reino Unido e é fundamental que a gente consiga mostrar aquilo que o Paraná faz: produzir alimentos sustentável. Precisamos vender essa imagem, diferente do que os europeus costumam ouvir sobre o nosso país. Precisamos ser coerentes e explicar lá fora que, aqui, nós produzimos, mas preservamos”, acrescentou Piana.

CONSULADO – Além da Embaixada (em Brasília), o Reino Unido possui quatro consulados, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Outras regiões, como Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus possuem cônsules honorários.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário estadual da Educação, Renato Feder; o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o assessor da divisão de informações e relações internacionais da Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Luis Mascarenhas; o superintendente geral de Parcerias do Paraná, Ágide Eduardo Perin Meneguette; o cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Patterson; e as oficiais de engajamento regional no Paraná, Larissa Vazquez e Livia Baesso.