Mesmo faltando quatro semanas para a Sexta-Feira Santa, muita gente já quer saber se haverá simpatia
Tradicional há mais de 20 anos em Campo Largo, a simpatia e benzimento para cura da bronquite será realizada também em 2019. A informação foi confirmada pela própria Dona Joana Barausse, que revelou que desde o início de março já recebe ligações perguntando sobre isso.
Em 2018, Dona Joana atendeu muito mais que duas mil pessoas, e a marca deverá ser superada também nesse ano. Isso porque não somente os campo-larguenses participam, mas muitas pessoas de outras cidades, até de outros estados também chegam por aqui nessa época. “Eu tenho um grupo que trabalha comigo e vai revezando. Eles dizem que se sentem bem em estar ajudando durante a noite e o dia todo, como se as bênçãos também fossem alcançadas por eles. Eu não paro um minuto só, começo às 00h e vou até 17h45min da sexta-feira atendendo as pessoas. Só paro para comer rapidinho e já volto. Detalhe que todo esse tempo eu fico em pé”, diz Dona Joana.
A cura da bronquite é a mais tradicional, mas há muitas pessoas que relatam ter conquistado a cura para outras doenças graves também. “Se vier para conseguir cura para outra doença é preciso deixar claro, porque eu tenho que anotar separado. É preciso repetir a simpatia por três anos seguidos para que seja considerada cura mesmo, porém há muita gente que conta que no primeiro ano já não precisou usar mais as bombinhas. Todos os anos presencio muitos testemunhos e fico muito emocionada, pois é a minha forma de ajudar as pessoas por meio de um dom que Deus me deu”, revela.
Tudo que precisa para participar é ir no horário de atendimento, na casa da Dona Joana, e levar a pessoa que precisa da cura. Dona Joana aceita doações também, de qualquer valor e reforça que todo o valor é dividido para a caridade.
Neste ano, por exemplo, irá destinar para pessoas carentes de Campo Largo, para o Pequeno Cotolengo – instituição ajudada todos os anos –, para ajudar um santuário em Campo Magro e também pretende ajudar o Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba, que luta contra o câncer. Tradicionalmente, Dona Joana também distribui doces para as crianças na manhã de Páscoa, quando são doados pelo menos 150 pacotinhos. “Não fico com nenhum centavo, porque tudo é de coração. Eu agradeço muito a Deus por poder ajudar as pessoas dessa forma e fico muito feliz com os testemunhos”, diz.
Sexta-Feira Santa
Quem quer ser atendido na Sexta-Feira Santa deve comparecer à residência dela, na Estrada Dom Rodrigo, número 1286. O atendimento começará à 00h da sexta-feira (19) e vai até às 17h45min do mesmo dia. É preciso que a pessoa que será curada esteja junto, e são colhidas unha e mechas de cabelo da pessoa que quer receber a cura. Todas as idades podem ser atendidas pela benzedeira. Às 18h é dado início ao benzimento e orações. Para o trabalho, Dona Joana conta com o auxílio de voluntários que já foram provados pela simpatia.
Atendimentos diários
Por dia, em sua residência, Dona Joana chega a realizar entre 40 e 50 atendimentos de pessoas de vários bairros e de outras cidades ou estados. Em dias de semana ela atende das 08h às 11h e das 14h às 18h, porém, desde cedo já tem fila para atendimento.