Domingo às 13 de Julho de 2025 às 10:00:23
Geral

Câmara de Campo Largo aprova Comissão Permanente ligada ao desenvolvimento econômico e recebe apoio da Acicla

Câmara de Campo Largo aprova Comissão Permanente ligada ao desenvolvimento econômico e recebe apoio da Acicla

A Câmara Municipal de Campo Largo aprovou, em segunda votação, a criação da Comissão Permanente de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Turismo, por unanimidade entre os vereadores.

De acordo com a redação do projeto aprovado no último dia 14, a Comissão será responsável por "emitir parecer nas proposições afetas às atividades comerciais, industriais, de prestação de serviços, ou que tratem da geração de emprego e renda no Município", além de "incentivar, promover debates ou qualquer outra forma de fomento ao desenvolvimento econômico, tecnológico e turístico do Município".

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), Vinicius Spack, a iniciativa representa um passo importante para a valorização do setor produtivo local. “A criação dessa Comissão representa um avanço importante no diálogo entre os empresários e o Legislativo. Ter um espaço institucional voltado especificamente ao desenvolvimento econômico, ao empreendedorismo e ao turismo nos permite participar de certa forma em decisões que impactam diretamente o dia a dia das empresas locais e o ambiente de negócios de Campo Largo”, afirma.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Guimarães, a criação da nova Comissão surge como resposta às transformações socioeconômicas do mundo moderno. “A Comissão buscará auxiliar na missão de garantir as atividades econômicas desenvolvidas em Campo Largo, impulsionar o empreendedorismo e atrair novas atividades econômicas para nossa cidade, visto que contamos com vários diferenciais estruturais que favorecem a vinda de investimentos”, explica.

A eleição dos membros da Comissão será realizada nas sessões legislativas marcadas para as próximas sessões da Câmara Municipal. As atividades terão início logo após a definição dos nomes. Embora as reuniões da Comissão não sejam abertas ao público, os pareceres elaborados a partir dessas discussões deverão nortear decisões legislativas com impacto direto sobre o desenvolvimento de Campo Largo.

Além da emissão de pareceres, a Comissão terá como atribuições promover debates, estudos e ações voltadas ao fomento econômico, tecnológico e turístico. “Nesse contexto, será de grande importância a participação da Acicla nestes debates públicos promovidos pela Comissão, assim como a Comissão estará à disposição da Acicla para também participar dos debates promovidos fora da Câmara que possam trazer impactos positivos ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local”, reforçou Guimarães.

O atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dr. Pedro Parolin Teixeira, que já presidiu a Acicla, também destacou a importância da medida. “Como ex-presidente da Acicla, vivenciei de perto os desafios enfrentados diariamente pelos nossos empresários e empreendedores. Agora, na condição de secretário da pasta, reconheço que a institucionalização de um espaço permanente de diálogo no Legislativo — com foco específico nesses temas — é essencial para garantir que as demandas do setor produtivo tenham voz ativa nas decisões que impactam o futuro econômico de Campo Largo”, afirmou.

Ele ressaltou que a Comissão surge de um esforço coletivo para atrair investimentos, fomentar o comércio local, impulsionar o turismo e desburocratizar o ambiente de negócios. “Será uma ponte entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil, que permitirá que projetos estruturantes ganhem mais agilidade, legitimidade e respaldo político”, completou.

“A Acicla tem muito a contribuir nesse processo, seja apresentando demandas do setor produtivo, seja propondo soluções e projetos que fortaleçam o comércio, a indústria e os serviços locais. A Comissão será uma grande aliada para promover um ambiente mais competitivo, atrativo e inovador para quem empreende em Campo Largo. Estamos prontos para colaborar ativamente, da maneira que for possível a nós, com essa construção coletiva em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, acrescenta Vinicius Spack.

 

Mais espaço para a sociedade civil

A presidência da Câmara também estuda a criação da Comissão Permanente de Legislação Participativa, nos moldes do Congresso Nacional, permitindo que entidades civis organizadas — como ONGs, sindicatos e associações — apresentem propostas legislativas diretamente ao Legislativo municipal. “Nos próximos meses, a Câmara poderá apresentar esta novidade e, sem dúvida, a Acicla poderá contribuir ainda mais conosco na missão de desenvolver nosso município.”

“Enquanto Acicla nós reafirmamos nosso compromisso e missão de unir a classe empresarial por meio do associativismo e da representatividade, promovendo oportunidades de crescimento, formação de parcerias estratégicas e capacitação contínua, portanto está no nosso DNA essa constante busca de diálogo para o crescimento sustentável dos negócios e da cidade”, conclui o presidente da Acicla.

 

Sobre a Acicla

A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) é uma organização com mais de 80 anos de história, focada no fortalecimento da economia local e regional. A entidade promove o desenvolvimento de negócios e aprimora as condições de mercado para empresários e empreendedores. Com uma atuação consolidada, a Acicla é uma referência em todo o estado do Paraná, oferecendo suporte, capacitação e oportunidades para seus associados. Acompanhe as ações pelas redes sociais @aciclacampolargo. Venha fazer parte e associa-se!

Foto: Fotopar/Divulgação