Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 01:27:01
Saúde

Unidades de Saúde atuam também na prevenção

Unidades de Saúde atuam também na prevenção

15-04-2011

As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Largo também trabalham diariamente com ações educativas. Os pacientes vinculados a qualquer uma das UBS podem procurá-la para obter informações referentes a doenças e procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário municipal de saúde, Carlos Andrade, o Município está investindo muito em prevenção, aliás, este é o principal foco dos programas de Saúde: "esta é meta da estratégia Saúde da Família, é preciso ter o pronto atendimento, mas também trabalhar na prevenção como promoção em Saúde", ressalta Andrade.

O projeto, denominado Escola Municipal de Saúde, representa justamente esta preocupação do Governo Municipal. "Além de capacitarmos os profissionais, oferecemos orientações a população no que diz respeito a doenças crônicas e no funcionamento do SUS", explicou a coordenadora da atenção básica no Município, Vanessa Bacelar.

Orientações relacionadas a doenças crônicas como a
hipertensão, o câncer, a diabetes e em situações fisiológicas como a gravidez e a idade avançada já vinham sendo realizadas dentro da ESF, porém até então não eram regulamentadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a intenção é de que a Saúde pública de Campo Largo não atue somente na cura: "os pacientes podem procurar a UBS quando estiverem com alguma dúvida", lembra a coordenadora.

Pesquise

Para melhor comodidade e tranquilidade no atendimento, os pacientes que procuram orientações devem entrar em contato com a UBS mais próxima e verificar o horário em que há o menor fluxo de pacientes. "Geralmente a partir das 15 horas os atendimentos diminuem, aí é mais tranquilo" - recomenda Vanessa.