25-03-2011
Este ano, o Procon de Campo Largo desenvolverá o Projeto Procon Mirim nas escolas municipais a partir do mês de Abril. O Projeto, que visa informar e educar as crianças campo-larguenses em relação aos direitos e deveres do consumidor, já vem sendo desenvolvido todos os anos no Município e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Agora, é a vez da Escola Municipal Reino da Loucinha e da Escola Municipal Sete de Setembro serem contempladas com as aulas e dinâmicas da equipe do Procon Mirim.
Ao todo, são aproximadamente 200 crianças que estudam na 4ª série do Ensino Fundamental que refletirão sobre temas referentes ao Procon. O intuito principal é formar nas crianças um caráter consciente, para que elas sejam consumidoras esclarecidas e, acima de tudo, multiplicadoras de informações, para que tudo que o aluno aprende na sala de aula seja repassado aos familiares, amigos e vizinhos.
Uma estratégia foi montada para multiplicar ainda mais o aprendizado, afirma Cleri Carvalho Barros, do Procon de Campo Largo - "é fácil trabalhar a cartilha, que é bem colorida. Os alunos aprendem os significados de consumidor, fornecedor, veem alguns artigos e leis e depois montam grupos e apresentam o que aprenderam sobre os direitos do consumidor e sobre o papel do Procon."
O projeto ainda conta com a presença do boneco Dudu, mascote do Procon Mirim, para alegrar e motivar ainda mais os alunos. Todo estudante recebe uma cartilha com dicas e com leis que regem as relações de venda e compra, explicando sobre todos os temas referentes aos direitos e deveres de cada consumidor. Ao final do programa, os alunos junto à equipe Procon Mirim fazem uma visita a algum supermercado da cidade para por em prática tudo o que aprenderam na sala de aula - etiquetas são analisadas, datas de fabricação e de validade são fiscalizadas, preços são comparados, tudo que possa fazer com que o consumidor efetue uma boa compra, com consciência e responsabilidade.
O programa foi idealizado, desenvolvido e é coordenado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Os alunos e educadores envolvidos no Procon Mirim recebem materiais informativos como revista em quadrinhos, o Código de Defesa do Consumidor, camisetas e kits escolares.