22-03-2011
Programa Saúde da Família gera vinculo entre médicos e pacientes
22-03-2011
Desde 1994 está em vigor, na política nacional de saúde, o Programa Saúde da Família (PFS), o qual tem por objetivo gerar novas práticas de saúde, em que haja interação entre as ações clínicas para que se diminuam os índices de mortalidade infantil e internamentos. Em Campo Largo o PSF está disponível a todos os usuários do Sistema Único de saúde. São 20 equipes distribuídas entre as 18 Unidades Básicas de Saúde que, além do acompanhamento clínico, realizam acompanhamento domiciliar a todas as famílias participantes.
As equipes, compostas por médicos (clinico geral), enfermeiros, dentistas, e agentes de saúde, concursados pela Prefeitura Municipal, atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde nas comunidades. As áreas de cobertura, de cada uma das 20 equipes, são delimitadas a partir do nível de vulnerabilidade social, uma vez que o principio do SUS é proporcionar mais aos menos favorecidos.
"Eles vão às casas, conversam com as pessoas, chamam pelo nome. O Programa Saúde da Família gera vínculo afetivo entre o paciente e o profissional de saúde. Com isto as pessoas se sentem mais confiantes em realizar os procedimentos como o médico orientou", afirma Vanessa Bacelar, coordenadora do programa no município.
De acordo com Vanessa, o PSF proporciona resultados bastante favoráveis ao município. Para cada equipe em exercício os níveis de mortalidade infantil e internamentos são reduzidos em 4%. "A maior adesão é por parte dos idosos e diabéticos, que recebem acompanhamento constante de médicos e demais profissionais", explica.
Médico da Família - O PSF, em Campo Largo, desperta o sentimento de confiança e segurança nos pacientes, uma vez que não precisam explicar o problema de saúde a cada visita médica. O médico se torna um referencial para a comunidade, pois atende desde o recém nascido até a avó.
"A equipe já conhece a rotina daquele paciente, daquela família. Sabe dos problemas enfrentados, isto torna o atendimento mais fácil e organizado", conta Renata.
Faça parte - Para fazer parte do Programa Saúde da Família é necessário ir até a Unidade de saúde mais próxima de sua casa e fazer o cadastro de adesão ao programa. É imprescindível a apresentação do Cartão do Sus. Caso não o possua, compareça a Secretária Municipal de Saúde, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência e solicite a emissão.
Serviço - Mais informações sobre o programa e cartão Sus entre em contato pelo telefone 3291-5178. A Secretaria de Saúde fica no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, bloco 8, Av. Padre Natal Pigato, 925, Centro.
Arquivos anexados: Programa saúde da família.JPG programa_saude_familia.jpg
Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo