Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 01:02:52
Saúde

Prevenindo a osteoporose

Prevenindo a osteoporose

18-03-2011

Uma alimentação rica em cálcio e vitamina D associada a exercícios físicos regulares são fatores essenciais para a prevenção da Osteoporose. Sendo que o cálcio é o mineral mais abundante no tecido ósseo.
A Osteoporose é uma doença muito comum, onde a qualidade e a densidade dos ossos diminuem, enfraquecendo-os e aumentando o risco de fraturas, principalmente as de coluna, punho, quadril, pélvis e ombro.
Segundo o Fenapco , afirma que: uma em cada três mulheres acima dos 50 anos sofrerá uma fratura decorrente da osteoporose, número que aumenta para uma em cada duas a partir dos 60 anos. Já para os pacientes do sexo masculino acima dos 50 anos, um em cada cinco pode sofrer uma fratura decorrente da doença. A estatística aumenta para um em cada três para quem ultrapassou os 60 anos.
A prevenção à doença deve começar já nos primeiros anos de vida, por meio de uma dieta adequada. Isto porque o ritmo de ganho da massa óssea é alto durante os primeiros anos de vida, sendo que este aumento da massa óssea ocorre somente até entre 21 e 25 anos de idade, período em que é atingido o pico de massa óssea, ou seja, o maior valor de massa óssea obtido durante o crescimento.
Mas não é somente na prevenção que a alimentação é importante. Quem descobriu que possui a doença também precisa caprichar na ingestão de cálcio. A dieta rica em cálcio e vitamina D faz parte do tratamento da osteoporose ou osteopenia, uma vez que pode auxiliar na prevenção de maiores perdas na densidade mineral óssea e agravar o quadro.
Para melhor equilibrar nosso organismo, precisamos de uma alimentação balanceada para cada fase de nossa vida.
(Fonte apoio: CRN - Fenapco)