04-03-2011
Há muito tempo , o alho já era utilizado como medicamento preventivo e revigorante.
Os faraós do antigo Egito ofereciam o alimento aos escravos para que ganhassem mais força e resistência, a fim de construírem as monumentais pirâmides. Considerado como um dos mais saudáveis entre todos os vegetais, rico em vitaminas e sais minerais , o alho deveria ser melhor explorado na alimentação diária. Além de suas propriedades nutritivas , ele enriquece o sabor dos pratos e tem ação preventiva sobre inúmeras enfermidades.
Acelera o sistema imunológico e estimula as células que combatem as infecções .
O organismo humano necessita de pequenas quantidades de selênio e germânio presentes no alho. Contêm também, sulfetos alílicos, que protegem o organismo de doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer gástrico. Esses minerais atuam como antioxidantes ; Ou seja , ligam- se aos radicais livres de oxigênio, transformando-os em substâncias inofensivas . Sem esses raptores, ocorre a oxidação dos tecidos orgânicos, como se enferrujassem. Além disso, alguns pesquisadores acreditam que o alho contém elementos químicos que bloqueiam , entre outros, os canceres de mama e cólon.
Em geral, o alho não tem contra-indicações. Mas contém componentes fortes que podem irritar a mucosa do intestino e desencadear alguns processos alérgicos ou problemas digestivos - embora sem graves consequências.
O mais indicado é iniciar o seu consumo moderadamente, para que o organismo ganhe tempo para adaptação.
O alho é benéfico o suficiente para que seja mais explorado na alimentação. As qualidades do produto permitem ao organismo manter-se em estado de defesa constante, evitando os ataques dos microorganismos de natureza vegetal e animal .
DICAS IMPORTANTES :
Para verificar a qualidade do alho, na hora da compra, apertar ( levemente) os dentes para sentir a firmeza . Se estiver mole , leve ou seco, descartar. Escolher cabeças grandes, com casca bem presas, que não estejam quebradas ou manchadas.
Guardar as cabeças de alho em um recipiente arejado. Evitar a geladeira. Dentes descascados e embalados em filmes plásticos mofam rapidamente quando refrigerados.
Os benefícios cardiovasculares e descongestionantes, são encontrados tanto no crú como no cozido.