02-12-2010
IPTA recebe doação de 30 mil reais do Provopar Estadual
02-12-2010
O Instituto de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo (IPTA) recebeu, na tarde desta terça-feira (30), doação de 30 mil reais do Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar). A entrega foi feita pela Presidente Estadual do programa Lucia Arruda e pelo deputado federal eleito João Arruda. O ato de entrega foi acompanhado pelo vice-prefeito, Dante Vanin, Secretária Municipal de Governo, Crystiane Chemim , Presidente da Companhia Campolarguense de Energia Elétrica (Cocel) Udo Schimidth e pelo vereador Darci Andreassa.
Além da doação em dinheiro o IPTA recebeu da mesma instituição um fogão industrial e 60 cobertores. O valor será empregado em obras de pavimentação do pátio e para melhorias na infraestrutura do hospital. "Há cerca de um mês conhecemos a casa e a importância do trabalho aqui desenvolvido. Percebemos a necessidade de melhorias e o apelo maior era o pátio [o calçamento é feio por pedras britas] por isto a doação", explica a presidente.
De acordo com João Arruda, que foi o mediador entre o IPTA e o Provopar, é essencial que se fortaleça uma sociedade solidária. "As sociedades estão egoístas e poucos membros doam solidariedade. Temos que desconstruir essas barreiras individualistas e pensar no próximo. Como deputado eleito por Campo Largo quero retribuir à cidade todo o carinho que me foi concedido. Vou lutar pelas causas sociais daqui", garantiu.
O hospital - O IPTA é um hospital com especialização psiquiátrica que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em situações de alcoolismo. Tem capacidade para 50 pessoas, sendo que hoje há 42 pacientes internados. O tratamento tem um ciclo de 45 dias, e compreende período de desintoxicação, terapia em grupo, farmacoterapia, acompanhamento psicológico e psiquiatra, além de atividades recreativas.
"O hospital foi fundado em 1987 por um grupo de amigos, não tem um dono. Se mantém com o convênio do SUS e parcerias como a Prefeitura, Cocel e empresas da região, e agora também com o Provopar. Foi uma ideia que deu certo, mas que depende de ajuda. Por isso as parcerias são fundamentais", afirmou o terapeuta ocupacional, André Luiz Betin de Lacerda.
Arquivos anexados: Na foto Vice Prefeito Dante Vanin, Presidente do Provopar Estadual, Lucia Arruda, Terapeuta Ocupacional, André Luiz Betin de Lacerda, Presidente da Cocel, Udo Schimidth e deputado federal eleito.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Largo