19-11-2010
Todas as crianças nascem com o pé chato e só o andar descalço conserta
19-11-2010
Ao nascerem, todas as crianças têm o pezinho plano, e a melhor maneira de "consertá-lo" é deixar seu filho andar descalço.
Mais cedo ou mais tarde, alguém vai dizer que seu filho tem pé chato. É verdade, mas você não precisa se preocupar. Até os dois anos, todas as crianças têm pé plano, como é conhecido entre os ortopedistas. A curvatura depende do desenvolvimento da musculatura, o que acontece aos poucos.
A primeira consulta com o ortopedista pediátrico deve acontecer por volta dos dois anos, ou antes, a pedido do pediatra. Essa é a melhor forma de acompanhar a evolução da curvatura do pé - e de checar o desenvolvimento dos ossos em geral. O ideal é que a criança seja analisada por esse especialista uma vez por ano. Andar descalço em superfícies diferentes, correr, brincar e usar sapatos confortáveis, sem salto, também ajudam a "moldar" o pé.
Sintomas
A maioria das crianças não apresenta sintomas, além do pezinho plano. Mas se o seu filho não gosta de andar, pede colo a toda hora mesmo sem fazer esforço, conte ao especialista, pois isso pode ser um indício de que algo não está bem.
O diagnóstico definitivo de pé chato só pode ser feito após os cinco anos quando o desenvolvimento muscular da criança já está completo. Nessa fase, indica-se o uso de uma palmilha para uniformizar a distribuição do peso.
É genético
Alguns ortopedistas acreditam que, com ou sem tratamento, 10% da população adulta terá pé plano.