12-11-2010
Começou nesta quarta (10), no Expo Trade Convention Center o XXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, evento promovido pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de Curitiba.
O Município de Campo Largo integra o evento que discute, entre outros pontos importantes da área de saúde pública, modelos de gestão de sucesso em várias cidades paranaenses. "Uma grande oportunidade para trocar experiências, visando trazer para Campo Largo praticas que resultem em benefícios a população" - afirma Carlos Andrade, secretário Municipal de Saúde.
A Secretaria de Saúde de Campo Largo participará da discussão quanto à atração de recursos e financiamento via Sistema Único de saúde (SUS) em uma das várias oficias do Congresso. O objetivo é entender os mecanismos que envolvem a captação de verbas do Estado e União para o sistema de saúde pública do Município.
Um dos temas debatidos, pelos representantes das secretarias municipais de saúde de todo o Paraná, é a aprovação da Emenda 29, em tramite no congresso nacional, que regulamenta a competência dos Governos Estaduais e da União em relação à destinação de recursos para a saúde pública.
O evento vai até o dia 12, sexta-feira, com o encerramento das oficinas e criação de um documento que defende a aprovação da Emenda 29 pelos gestores municipais de saúde do Paraná.