12-11-2010
No próximo dia 27 (sábado), adultos e idosos inscritos no Programa Paraná Alfabetizado da localidade de São Pedro, no Distrito de São Silvestre, há 86 km de Campo Largo, serão beneficiados com exames de vista gratuitos através do Projeto Olhar Brasil. A ação será desenvolvida graças a mais uma parceria entre Estado e Município, e envolve as Secretarias de Saúde e Educação e Cultura.
Esse mutirão da Saúde contará ainda com transporte gratuito, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os organizadores estimam que pelo menos 80 pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa. Eles serão trazidos até as dependências da Escola Estadual Macedo Soares, no Centro, onde serão submetidos aos exames.
Dados mostram que no Brasil 30% das crianças em idade escolar e 100% do total de adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem no eu desempenho diário e, consequentemente na sua auto-estima, na qualidade de vida.
Segundo informou a secretaria de Saúde, após o exame, os pacientes poderão ser encaminhados para uma consulta com especialista em oftalmologia e, se necessário, terão direito a óculos, gratuitamente.
O secretário de Saúde de Campo Largo, Carlos Andrade, aponta que parcerias como essa devem ocorrer com mais frequência em todo o Município. "Precisamos estimular ainda essas parcerias para levar serviços de qualidade a nossa população", diz. Carlos Andrade defende o fortalecimento dessa iniciativa.
O Projeto Olhar Brasil acolhe alunos da rede pública de ensino, desde crianças matriculadas entre o 1º e o 8º ano, e adultos e idosos do programa Brasil Alfabetizado. Criado em 2007 pelo Ministério da Saúde, o projeto tem como objetivo atender estudantes com dificuldades de aprendizado em consequência de problemas visuais.