Domingo às 11 de Janeiro de 2026 às 12:14:40
Opinião

Alça de Mira

Alça de Mira

Sessão Solene
Foi realizada na última terça-feira (25) uma Sessão Solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, com o objetivo de destacar o trabalho de personalidades que impactam diretamente o desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Alguns campo-larguenses, que atuam em diversas frentes da sociedade, receberam a Menção Honrosa. O prefeito Mauricio Rivabem esteve presente e destacou a importância de reconhecer o trabalho de pessoas que atuam de forma silenciosa em prol da comunidade, que devem sempre ser valorizados. 

Pelo fim da violência
Em Campo Largo está em andamento a Campanha Internacional dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher. A mobilização acontece entre 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra, e 10 de dezembro, data dedicada ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Campo Largo participará da campanha com diversas ações. No dia 5 de dezembro, a partir das 9h, o Terminal Urbano receberá a Campanha do Laço Branco, criada em 1989 após 14 mulheres serem assassinadas em uma universidade no Canadá. Como forma de repúdio, um grupo de homens adotou o laço branco como símbolo do compromisso de não tolerar violência contra mulheres.

Igualdade Racial
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (24) o programa Municípios Antirracistas e anunciou o primeiro repasse do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundeppir) para fortalecer ações nessa área em 39 municípios. Entre as cidades beneficiadas está Campo Largo. Seu objetivo é promover o cofinanciamento fundo a fundo, repassando recursos do Fundo Estado às cidades que também criaram instrumentos semelhantes em âmbito municipal. Essa modalidade de transferência permite descentralização, celeridade e transparência, fortalecendo o controle social através da atuação dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial.

Orientados
O Ministério Público de Contas do Paraná enviou à Câmara e à Prefeitura de Campo Largo recomendações para aprimorar o controle e a transparência dos precatórios. O órgão exige organização atualizada das dívidas, inclusão dos valores na LDO e na LOA de 2026, sigilo dos dados dos credores e comprovação do cumprimento das orientações.

Pra pensar na cama
"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida", Sêneca.