Aprovação do Governo Estadual
A gestão do governador Ratinho Junior no Paraná alcançou recorde de aprovação, chegando a 85% da população estadual. Essa é a terceira alta seguida na aprovação de Ratinho Junior entre os eleitores paranaenses. As maiores taxas de aprovação do governador estão entre os homens (87,5%), quem possui entre 45 e 59 anos (86,4%), mais de 60 anos (87,9%) e aqueles com ensino médio completo (86,8%). Em todos os recortes de gênero, idade e escolaridade o índice de aprovação supera os 81%.
Desaprovação do Federal
Na contramão, o presidente Lula segue sendo desaprovado pela maioria absoluta dos paranaenses, sendo que 65,4% dos entrevistados pela Paraná Pesquisas avaliam a gestão petista como negativa. Os piores índices de Lula estão entre os paranaenses homens (69,5%), pessoas que têm de 25 a 34 e de 45 a 59 anos (68,4%) e aqueles com ensino superior (71,3%).
Cuidado com a onça
Nesta semana, o influenciador Mayk Leão publicou um alerta em suas redes sociais voltado para os moradores da região de Itambezinho, em Campo Largo, sobre um possível aparecimento de uma onça-parda. Segundo ele, a onça atacou uma ovelha de cerca de 70 quilos, que acabou morta. O animal teria sido encontrado no momento em que ele recolhia as ovelhas. Ele alertou ainda que de maneira alguma as pessoas devem caçar ou machucar a onça. O Instituto Água e Terra (IAT) não foi acionado nem está monitorando qualquer caso de animal silvestre na região de Campo Largo.
Unidades de Conservação
O Paraná tem 297.935 pessoas vivendo em áreas ligadas a Unidades de Conservação (UCs), o que representa 2,6% da população estadual. A maior parte da população residente nesses locais vive em áreas urbanas: 246 mil pessoas. Outras 51 mil vivem em áreas rurais. Os dados fazem parte de um levantamento do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme informações, em Campo Largo são 33 mil vivendo nestas áreas.
Pra pensar na cama
"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos", Albert Schweitzer.
Opinião
Alça de Mira