Sabado às 16 de Agosto de 2025 às 06:20:26
Opinião

Alça de mira

Alça de mira

Legislação Participativa
Na última segunda-feira (11), os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 10 de 2025 que cria a Comissão Permanente de Legislação Participativa, com objetivo de abrir mais espaço para que a população participe diretamente do processo de criação de leis no município. A nova comissão poderá receber, analisar e emitir parecer sobre sugestões de projetos apresentadas por associações, sindicatos, entidades de classe e outras organizações da sociedade civil, com exceção de partidos políticos. Também poderá avaliar propostas e estudos feitos por instituições de ensino e entidades científicas ou culturais. Os nomes que comporão a comissão devem ser escolhidos em breve. 

Identificação de consumidores
Uma nova padronização para o número de identificação das unidades consumidoras de energia elétrica foi estabelecido no Brasil e com isso, as unidades consumidoras atendidas pela Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) passarão a contar com o padrão de 15 dígitos, que será composto por dez números sequências, três números de identificação da distribuidora e dois números verificadores. A Cocel reforça que a mudança é apenas técnica, não afetando o fornecimento de energia, o atendimento ou os outros dados de cadastro. 

Novo forno
No próximo dia 20, a Cimentos Itambé irá inaugurar o novo forno de cimentos da fábrica em Campo Largo, o que representa um investimento de R$ 500 milhões, que gerou empregos locais e resultou em um aumento de 120% na capacidade de produção da fábrica, sendo considerado um marco muito importante para a história da empresa e do estado. 

Modelo para o Brasil
A Sanepar apresentou a experiência com Parcerias Público-Privadas (PPPs) no VI Fórum Novo Saneamento, realizado em São Paulo na quarta-feira (13). O sucesso na adoção da modelagem pela empresa foi citado como referência para companhias de outros estados que também buscam a universalização, conforme estabelece o Marco Legal do Saneamento. A modelagem permite que os investimentos privados impulsionem obras de esgotamento sanitário, sem a perda de controle público sobre o serviço. 

Pra pensar na cama
“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser”, Louis Pasteur.