A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Campo Largo iniciará a vacinação contra a Dengue no município. O imunizante será destinado apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo a orientação de público-alvo do Ministério da Saúde.
Nesta primeira etapa o município recebeu 1.810 doses e, considerando esse quantitativo, a vacina será concentrada e disponibilizada em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) urbanas - Dante Castagnolli, Ferraria, Vila Glória e Rivabem, com atendimento sem necessidade de agendamento. Nas cinco UBSs do interior a vacina estará disponível com agendamento de data e horário na própria unidade - Itambezinho, São Pedro, São Silvestre, Três Córregos e Santa Cruz. São indicadas duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
“Esta é a primeira vez que Campo Largo recebe a nova vacina contra a Dengue, sendo uma medida importante de prevenção da doença. Convidamos os pais e mães a levarem seus filhos para se protegerem”, afirma a secretária de Saúde, Luiza Marochi Almeida.
Qdenga
Esse é o nome do imunizante fornecido pelo laboratório Takeda. Trata-se de uma vacina tetravalente, com vírus vivo atenuado. Estudos demonstram eficácia de cerca de 80% contra a doença, incluindo hospitalizações e casos graves. A vacina é recomendada independentemente de o paciente já ter tido ou não dengue anteriormente. Estima-se que a proteção conferida pela vacina valerá até o fim deste ano.
Combate ao mosquito permanece - Mesmo com o início da vacinação contra a Dengue, a diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo, Amanda Slompo, alerta que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem continuar. E esclarece: “a vacina protege exclusivamente contra a Dengue, mas não oferece proteção contra outras arboviroses como Zika e Chikungunya, ambas também transmitidas pelo mesmo mosquito. Por isso é importante manter os cuidados com a limpeza dos quintais, mantendo-os livres de água parada, por exemplo”, reforça ela.
A ampliação da oferta de imunizantes pelo Ministério da Saúde está alinhada à estratégia do governo federal de intensificar as ações de enfrentamento da doença e chegou em Campo Largo disponibilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
A SMS avisa ainda que as vacinas serão aplicadas até o fim dos estoques e, na sequência, com o recebimento de novas doses, a vacinação continuará sendo disponibilizada para este público.