Segunda-feira às 17 de Marco de 2025 às 02:06:24
Opinião

Alça de Mira

Alça de Mira

Reserva natural
O Paraná ganhou uma nova Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) licenciada pelo Instituto Água e Terra (IAT).  Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, inaugurou nesta quarta-feira (12), uma área de proteção ambiental de 34 hectares em Campo Largo. A reserva foi constituída com base em três pilares: restauração florestal com a reintrodução da Araucária, árvore-símbolo do Paraná, e outras espécies nativas; proteção e introdução dos polinizadores, principalmente as abelhas nativas, para manutenção da biodiversidade; e a proteção de rios, já que a RPPN está encravada na junção de dois rios, Açungui e Palmital, em um espaço com cerca de 30 nascentes.

Novo endereço
A Prefeitura de Campo Largo divulgou a mudança da sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, que estava localizado no Loteamento Ouro Verde, e agora atenderá na Av. Ayrton Senna, 4818, Bom Jesus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro POP atende entre 30 a 40 pessoas diariamente e com o espaço maior, a nova sede permitirá oferecer um serviço mais acolhedor aos usuários que estão de passagem pelo município.

Chamou atenção
Nesta semana, durante a solenidade de encerramento da Carreta da Inovação, com a participação do secretário de Estado de Inovação, Alex Canziani, chamou a atenção do público a presença de uma pessoa em situação de rua, que ouviu o Hino Nacional e o Hino de Campo Largo, com atenção, apesar do cachorro que a acompanhava ficar pulando em sua perna. Também ouviu as palavras proferidas pelas autoridades durante os discursos e fazendo comentários condizentes com o que estava sendo falado. É uma situação oportuna para que a cidade também olhe com mais atenção a essas pessoas em situação de rua, que têm sido vistas com bastante frequência em várias regiões do município.

Sem apologia
Foi aprovado na Câmara de Campo Largo, em duas votações, o Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a contratação de artistas, shows e eventos financiados pela Administração Pública Municipal. A proposta, de autoria do vereador Sargento Leandro Chrestani, proíbe a contratação de artistas que promovam apologia ao crime ou ao uso de drogas em eventos públicos. Além dessa restrição, o projeto prevê um mecanismo de denúncia, permitindo que cidadãos e órgãos da Administração Pública informem possíveis descumprimentos da norma, garantindo maior fiscalização e controle sobre os recursos municipais. Com a aprovação em plenário, a proposta agora segue para sanção do Executivo. Caso seja sancionada.

Pra pensar na cama
"Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela", Albert Einstein.