Quinta-feira às 06 de Fevereiro de 2025 às 10:53:42
Opinião

Veículos elétricos e hibrídos: uma tendência que não retrocederá?

Veículos elétricos e hibrídos: uma tendência que não retrocederá?

Embora ainda exista uma certa resistência por parte de muitos motoristas que não conhecem ou que não acreditam nos veículos elétricos e hibrídos, o Brasil se mostra cada vez mais aderente à ideia de ter um veículo deste tipo. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2024 foram vendidos 177.538 automóveis eletrificados em todo o país, o que representa 89% maior do que o registrado em 2023. Dezembro teve um número recorde de unidades vendidas, totalizando 18.942 veículos vendidos ao longo do mês, conforme a associação.

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), em todo o estado são 14.219 veículos ativos que são elétricos ou híbridos registrados aqui; Campo Largo, por sua vez, possui 114 veículos desta categoria, que já chama atenção por onde passa. Entre os motivos para essa maior adesão está a aceitação do consumidor ao modelo e também a ampliação da rede de infraestrutura de recarga, que se tornou mais comum e mais fácil de ser encontrada, inclusive em locais públicos e semi-públicos. Além disso, a economia em combustível apresentada, bem como a preocupação cada vez mais frequente com o meio ambiente e as mudanças climáticas podem provocar essa mudança na percepção dos consumidores e fazê-los optarem por estes modelos de veículos. O estado de São Paulo, por exemplo, isentou da cobrança de IPVA os veículos híbridos flex com determinadas especificações e movidos a hidrogênio ou etanol.

Em Campo Largo está instalada a primeira montadora de veículos utilitários elétricos do Brasil, que é a Hitech Electric, um grande nome reconhecido no setor, que cada vez mais expande suas linhas e vendas por todo o território nacional. Recentemente, lançou uma linha específica de utilitários elétricos urbanos, com autonomia para chegar a 260 km. No ano de 2023, a cidade também havia sido cogitada para receber a fabricante chinesa de carros elétricos e híbridos BYD. Em um primeiro momento, a empresa seria instalada no prédio onde ficava a Stellantis, unidade que produzia motores para a FIAT até novembro de 2022. Entretanto, após negociações que envolveram inclusive o Governo Federal, a empresa chinesa foi instalada na cidade de Camaçari, na Bahia, que deve começar a operar neste ano.

Embora Campo Largo não tenha recebido essa indústria em seu território, nada impede que novas oportunidades apareçam para a cidade. O que pode ser feito é se preparar para um mercado que tende à expansão dentro dos próximos anos. Para isso, é importante já se preparar na questão de mão-de-obra qualificada para essa área, para que também estejamos prontos a uma oportunidade ímpar que possa surgir no futuro.