Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 06:03:24
Geral

Ensino integral: planejamento e metas para a Educação Municipal

Ensino integral: planejamento e metas para a Educação Municipal

De acordo com a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE, Lei nº 13.005/2014), pelo menos 50% das escolas públicas devem oferecer educação em tempo integral.

Atualmente a rede municipal conta com 26 instituições de Educação Integral em Tempo Integral, entre CMEIs e escolas. Elas atendem 3.442 estudantes, que contam com um aprendizado aprofundado e especializado, devido às metodologias que consideram o estudante em seu desenvolvimento integral.

Em 2020, o município começou o processo de implementação das primeiras escolas de Educação Integral em Tempo Integral e os avanços já podem ser comprovados na qualidade do ensino. Conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, todas as escolas de Campo Largo registraram avanços expressivos, com o município obtendo uma média 6,9; o que lhe garantiu a 4ª posição no estado, entre os municípios de 100 a 200 mil habitantes.

 

Formação

No mês de outubro, O programa Escola em Tempo Integral oportunizou um curso de 100 horas para a Secretária Municipal de Educação, Dorotéa A. Merchiori Stoco, e dois coordenadores responsáveis pelas escolas de Educação Integral em Tempo Integral. O curso culminou em um trabalho final, que foi selecionado para a apresentação do Relato de Experiência no 1º Encontro de Pesquisa e Redes de Ensino em Educação Integral da Região Sul (EPREI-SUL), tendo como tema do evento “Tecendo o pensar e o fazer: práticas e reflexões na construção da escola em tempo integral” em Chapecó, Santa Catarina. No evento, Maria de Fátima de A. Cerillo representou o Município por meio da apresentação do trabalho intitulado “Traçando Caminhos para a Educação Integral em Tempo Integral no Município de Campo Largo”, acompanhada da Diretora de Departamento de Gestão Educacional, Taysa Lopes.

Durante o EPREI-SUL ocorreu a “Elaboração da Carta da Educação Integral da Região Sul”. O documento recomenda que os municípios criem um Comitê de Política de Educação Integral e a Secretaria Municipal de Educação está viabilizando a comissão para a formação deste comitê. Ele terá a participação social e democrática na gestão pública, contribuindo na construção e no debate de políticas públicas de Educação Integral que afirmem a educação como direito de todos para formação da cidadania.

 

Ampliação

Baseando-se na realidade local e fundamentada na concepção e práticas do currículo de educação integral, além de respeitar as especifidades do território educativo, Campo Largo elaborou a Lei Ordinária n° 3707 (de fevereiro de 2024), aderindo assim ao Programa Escola em Tempo Integral e viabilizando o reconhecimento da identidade do estudante e o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem.

Confira abaixo as listas com as escolas de Campo Largo que já contam com Educação integral em Tempo Integral e aquelas previstas para aderirem ao sistema em 2025:               

 

Educação Integral em Tempo Integral - 2024

Escola Municipal 15 de Outubro

Escola Municipal José Alexandre Sávio

Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi

Escola Municipal Policarpo Miranda

Escola Municipal Vereador José Andreassa

 

Ampliação da Oferta de Educação Integral em Tempo Integral - 2025

Escola Municipal Anderson Paulart Junior

Escola Municipal do Campo São Pedro

Escola Municipal Luiz Rivaben

Escola Municipal O Ateneu

Escola Municipal Pedro Kaminski

 

Educação integral

Uma concepção educacional dos tempos atuais, a educação integral busca formar indivíduos críticos e responsáveis, consigo mesmos e com o mundo. Para alcançar esse objetivo, ela procura desenvolver o ser humano em cinco áreas: intelectual, cultural, social, afetiva e física.

A educação integral significa muito mais do que apenas uma ampliação na jornada escolar, pois coloca o estudante no centro do processo de ensino, restaurando a ligação entre a escola e a vida das pessoas ao passar conceitos como inclusão, equidade e sustentabilidade.

Devido a sua complexidade, o projeto educativo precisa ser compartilhado entre professores, estudantes, famílias, gestores e comunidades locais.

 

Tempo integral

Relacionada à permanência dos estudantes nas escolas por períodos iguais ou superiores a sete horas, essa prática busca oferecer uma educação que permite que as crianças tenham oportunidade de interação e contato com experiências enriquecedoras.