A Guarda Municipal de Campo Largo, na tarde desta terça feira, 15/10, foi informada através do CIOSP - Muralha Digital - sobre um veículo suspeito de realizar tráfico de entorpecentes.
De posse das informações, e por conhecer as possíveis rotas utilizadas, as equipes da GM se posicionaram de maneira estratégica e rapidamente lograram êxito em abordar o referido veículo na Estrada da Faxina, por volta de 15 horas.
Durante a abordagem foi identificado um casal, que ao ser questionado sobre a carga do veículo, mantiveram o silêncio. Após verificação do interior do veículo foi localizado aproximadamente R$ 300.000 (trezentos mil reais) em equipamentos eletrônicos e telefônia sem nota fiscal, oriundos do Paraguai.
Diante da constatação do cometimento, em tese, do crime de descaminho todos os materiais foram encaminhados a Receita Federal e os envolvidos autuados em flagrantes e foram conduzidos a sede da Polícia Federal em Curitiba, sendo colocados a disposição da Justiça.
O crime de descaminho é a importação ou exportação de mercadorias de forma ilegal, com o objetivo de não pagar os impostos devidos ou de não cumprir as formalidades aduaneiras.
O descaminho é um crime tributário, que se caracteriza por: Iludir o pagamento de impostos ou direitos, não declarar bens ou descrever falsamente a sua natureza ou valor, subfaturar, falsificar documentos.
Fones de emergência: 153 ou 3291-5153
18/10/2024
Fotos: GMCL