Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 06:23:54
Opinião

Chegou a hora!

Chegou a hora!

Estamos às vésperas das eleições e, em uma edição especial política do nosso jornal semanal, nosso editorial não poderia ser outro, se não um convite para que você, leitor e eleitor campo-larguense, reflita sobre o futuro de nossa cidade. Este é um momento crucial, não apenas para escolher nossos representantes, mas para direcionar os caminhos que seguiremos para os próximos quatro anos e talvez ainda mais além. Por isso, manter o respeito, o diálogo e evitar entrar em brigas políticas desnecessárias - que fragmentam a sociedade, causam desequilíbrio e tanto mal-estar - são decisões sábias a serem feitas.

Devemos ter em mente que a política é um espaço de construção conjunta, onde a pluralidade de pensamento deve ser vista como aprendizado e crescimento, para enriquecer o nosso próprio ponto de vista e enxergar a necessidade do outro. Manter uma postura respeitosa acaba por ser o fundamento da democracia saudável.

Quando estamos diante de uma urna eletrônica, nossa responsabilidade se torna tão grande quanto de quem no próximo dia 01 de janeiro irá nos representar. Cada escolha feita tem o poder de transformação e cada voto conta e é decisivo neste processo. Jamais pense que o seu voto será apenas mais um, pois é na soma das escolhas individuais que chegamos a um resultado comum.

Para que todos participem do processo de maneira informada e ativa, e não chegue em frente à urna apenas para “apertar alguns botões”, é necessário analisar atentamente os candidatos, ver as promessas feitas, a coerência de discurso e também verificar a sua realidade, necessidade e seus valores. Precisamos aguçar o nosso olhar crítico e a política é uma grande professora nesse sentido.

Se a dúvida estiver ainda pairando pela sua cabeça, há muitos materiais disponíveis hoje para que você se informe, inclusive as sabatinas com os candidatos na Folha de Campo Largo, em parceira com a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campo Largo, tanto em vídeo, como na forma escrita. A nossa intenção de fazer as mesmas perguntas a todos os candidatos já foi para que você tivesse um repertório maior de respostas e modos de ver a cidade por parte deles, facilitando a tomada de decisão. Se for preciso, converse com seus amigos, familiares e pessoas da sua confiança. Porém, não se deixe levar por opiniões alheias, faça o que você acredita que é melhor. Na cabine de votação, é você e a urna, um ambiente seguro e sem retaliações, não tenha medo.

Mas lembre-se que a participação cidadã não está limitada ao ato de se dirigir à sua seção eleitoral e votar, mas de acompanhar todo o processo que envolve a cidade, com proximidade dos eleitos, auxiliando a ver as necessidades e melhorias. É justamente a participação ativa que irá criar uma Campo Largo mais justa, equilibrada e melhor para viver.