Direto ao ponto
Na última semana, nós solicitamos aos leitores e advogados que enviassem perguntas para a sabatina Papo Político: Eleições 2024, para ser discutidas junto aos candidatos à Prefeitura de Campo Largo. Recebemos cerca de 90 perguntas, muito bem estruturadas, que foram até mesmo difíceis de selecionar. Os candidatos elogiaram as perguntas, principalmente por terem sido feitas por pessoas que claramente vivem a cidade, conhecem Campo Largo e sabem do que ela precisa. Esperamos que as respostas dos questionamentos apresentados por vocês estejam à altura.
Recorde em Campo Largo
No quintal da avó de Gui Khury, em Campo Largo, está localizada a maior rampa de skate do Brasil, onde ele recebe também convidados para treinar. Na última quarta-feira (18) Luiza Hiumi de apenas 11 anos, ultrapassou a marca de Sky Brown, e se tornou a skatista mais jovem do mundo a descer uma megarrampa. A marca era de Sky Brown que havia descido a megarrampa com 12 anos.
Primavera
Segundo o Simepar, a primavera começa no domingo (22), às 9h44, e para a estação é esperada a atuação do fenômeno La Niña — que é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico —, resultando em chuvas irregulares e abaixo da média histórica esperada para o período no Paraná. De acordo com o Climatempo, a estação deve ter a instalação do fenômeno especialmente ao longo de outubro, as temperaturas devem ficar amenas no Paraná. Ainda de acordo com a previsão, o Paraná deve registrar pancadas de chuva frequentes e generalizadas a partir da segunda metade de outubro.
Desperdício
O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos, de acordo com um estudo da ONU, o que agrava a fome e contribui para o aquecimento global. Cerca de 87% das perdas ocorrem antes de os alimentos chegarem ao consumidor, devido a falhas no transporte e armazenamento. Além disso, o hábito dos brasileiros de comprar mais do que o necessário resulta em um descarte excessivo, intensificando o impacto ambiental.
Pra pensar na cama
"Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a primavera de aparecer", Pablo Neruda.