Com mais de 400 colaboradores em sua fábrica em Campo Largo, a Zanlorenzi Bebidas, especializada em sucos, chás, água de coco, vinhos e espumantes, vem ganhando destaque como marca empregadora local. Entre os seus principais projet
A iniciativa, que existe há mais de 15 anos, já beneficiou mais de 200 jovens, de acordo com a gerente de Gente e Gestão da empresa, Sônia Porcel. Dentro desse número, algumas contratações ocorreram. “Temos coordenadores, operadores, analistas e gerentes que começaram como aprendizes, foram efetivados e são lideranças na empresa”, conta.
Filho de Peixe
Entre as exigências do programa, batizado de “Filho de Peixe, Peixinho é”, está que o jovem continue estudando durante o período de duração do contrato de trabalho, que é de um ano e meio. O acompanhamento junto às instituições de ensino acontece mensalmente e, nas áreas da empresa, de forma trimestral.
“Nosso foco está no desenvolvimento das pessoas. Estamos investindo em Programas de Qualificação Profissional, Desenvolvimento de Lideranças, Avaliações de Desempenho, Programa de Auxílio Educação, e o Programa Filho de Peixe, Peixinho é incorpora esses programas de desenvolvimento profissional”, explica a gerente.
O processo de seleção, inicialmente, era divulgado apenas internamente e tinha como público-alvo os filhos dos colaboradores, por isso o nome Filho de Peixe. “Hoje, além de divulgarmos amplamente, temos a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)”, explica Sônia.
O Filho de Peixe tem como objetivo a formação de mão de obra interna de forma qualificada. “Acreditamos nessa formação dentro de casa, na força da aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional. Todo o acompanhamento é voltado para que esse jovem atue na área em que seu perfil mais se adeque”, diz a gerente.