Sexta-feira às 04 de Outubro de 2024 às 09:17:03
Opinião

“Start” na corrida eleitoral 2024; você está preparado?

“Start” na corrida eleitoral 2024; você está preparado?

Com o término do prazo para registro de candidatos nesta quinta-feira (15), é dado início, de maneira oficial, à corrida eleitoral para as vagas de prefeito, vice-prefeito e 15 vereadores, que comporão o Executivo e o Legislativo de Campo Largo entre os dias 01 de janeiro de 2025 até 31 de janeiro de 2028. Serão 45 dias de campanha, que terminarão às vésperas do dia 08 de outubro, quando acontecerá o pleito.

Para exercer um voto consciente e responsável, o eleitor precisa estar atento a diversos aspectos, não se prendendo somente às promessas de campanha, o falar “bonito”. Mais uma vez, reafirmamos que é fundamental que o eleitor busque informações detalhadas sobre os candidatos e suas propostas, de maneira aprofundada, para não sobrar dúvidas de que fez a escolha certa. É preciso se atentar aos planos de governo e as propostas de cada candidato. Não se deixe levar pelos pensamentos de outras pessoas, resultados de pesquisas ou por quem tem aparência de ser bom. É necessário encontrar o candidato que tenha ideias mais congruentes com as suas, que tenha mais afinidade com o seu pensamento sobre uma Campo Largo do futuro.

Investigar o histórico do candidato, suas práticas como cidadão e avaliar sua integridade tornará esse momento mais proveitoso. Procure entender com mais detalhe quando os candidatos trazem promessas exageradas, soluções milagrosas, que tratam tudo como se fosse fácil e simples de ser feito. Exige muitas habilidades e conhecimento ocupar uma cadeira em cargo público elegível e carregar uma caneta com o peso do poder.

Por isso, em um período onde um cenário de muitas informações e desinformações se conflitam, é o momento de estar atento às fake news e pronto para desmenti-las. Não é de hoje que a propagação de notícias falsas em período eleitoral se torna um problema sério e causa grandes impactos na sociedade. A Folha de Campo Largo, por exemplo, está comprometida com a divulgação de notícias idôneas e verificadas, carregando sua credibilidade, compromisso e ética profissional para mais uma Eleição Municipal, a oitava de sua história, buscando criar um debate saudável na sociedade campo-larguense. Portanto, se você leu na Folha, pode ficar tranquilo no compartilhamento, pois esse conteúdo foi verificado pela nossa equipe.

Ficar de olho em detalhes como o uso de recursos públicos, fiscalização da transparência nas campanhas e prestação de contas, são mais que bônus neste período, mas uma obrigação daqueles que irão votar, principalmente em situações onde o acesso é mais facilitado e possui um entendimento mais amplo a respeito do assunto.

E, se promessa é dívida, a nossa responsabilidade como eleitor não terminará no dia 08 de outubro, mas é contínua, verificando o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos quatro anos de mandato, com engajamento e diálogo. Não tenha na sua visão que prefeito, vice-prefeito ou vereadores são pessoas inalcançáveis. Pelo contrário, eles estão – e devem estar – com seus gabinetes abertos, prontos para acolher a população que os colocou lá; são representantes do povo e devem ouvi-lo, para que o mandato seja construído de acordo com a necessidade da sua comunidade.

A construção de uma democracia sólida e representativa depende da sua participação ativa e consciente em todo o processo eleitoral.