Quinta-feira às 12 de Setembro de 2024 às 01:11:13
Opinião

Celebre a força e a responsabilidade masculina no Dia dos Pais

A data pode ser um pouco amarga para muitos brasileiros, principalmente ao tomar consciência de que o número de bebês registrados sem o nome do pai chegou a 172 mil em 2023 no Brasil

Celebre a força e a responsabilidade masculina no Dia dos Pais

Dia dos Pais. A data pode ser um pouco amarga para muitos brasileiros, principalmente ao tomar consciência de que o número de bebês registrados sem o nome do pai chegou a 172 mil em 2023 no Brasil, sendo o maior já identificado em sete anos, conforme os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, divulgado pelo Portal R7. Crescer sem essa presença é algo bastante desafiador, tanto para as crianças, como para as suas mães, que precisam absorver para si mais essa função. Mas, embora esses dados sejam uma realidade, também são reais as histórias de pais que não medem esforços para fazerem de seus filhos pessoas honestas, íntegras e felizes, com muitas lembranças na memória. Esses são os exemplos de amor e carinho que devemos homenagear neste domingo, dia 10 de agosto, o Dia dos Pais.

Muito maior que a força ou a capacidade física, que geralmente é associada pela criança quando pequena, "o pai é forte", a força interior é a que precisa ter uma base sólida para guiar outro ser em um caminho reto, principalmente ao considerar que esta não é uma estrada asfaltada e cheia de paisagens belas. Há sim desafios pelo percurso, o homem na figura de pai também passa pelo "deserto". Porém, uma força que combina a resiliência, dedicação e amor, é capaz de moldar e auxiliar seus filhos a construírem as suas vidas. Por isso, é preciso saber que ser pai não é somente prover o sustento material, como o conceito mais antigo, onde os homens saíam para trabalhar e pouco ficavam com os seus próprios filhos, mas acima de tudo, estar ciente da responsabilidade emocional e educativa, se mostrando sempre presente para ouvir, apoiar e, principalmente, educar com valores, que não ficam somente nas palavras, mas estão enraizados no exemplo diário.

De maneira natural, quando o pai corresponde à sua figura e seu papel, a sua liderança é admirada e ela não reflete apenas o poder ou uma autoridade ditatorial. Pelo contrário, será manifestada na habilidade de guiar, inspirar e motivar seus filhos. Na hora em que os erros são cometidos, a repreensão é necessária, mas junto dela, atributos como a paciência e a visão aguçada para buscar uma solução e capacidade de levantar a cabeça e reiniciar também podem ser explorados por essa figura marcante.

O pai comprometido com a sua função tem cada vez mais participado da vida do seu filho, da dinâmica familiar e compartilhando responsabilidades com a mãe na construção, principalmente, de um aspecto emocional sólido, com acolhimento, amorosidade, zelo e justiça. Repousam sobre os seus ombros a terna responsabilidade ainda da formação do caráter dos seus filhos. Essa árdua tarefa, que inicia ainda na primeira infância, não pode ser rejeitada ou transferida para outrem e é de maior importância que o cultivo de bens materiais, conseguir um bom montante em dinheiro para seus filhos terem a estabilidade no futuro. Quaisquer outras tarefas devem ser consideradas menores quando o que está em jogo é a formação de uma pessoa.  Pais que têm em sua consciência a necessidade de formar pessoas coerentes com valores que envolvem respeito ao próximo, trabalho e saber apresentar suas próprias ideias ao mundo, não se deixando comprar por valores baixos ou sendo levados pelas ideologias incompatíveis com o bom andamento da sociedade, devem ser celebrados não somente neste domingo, mas sempre.

A todos os pais, este é o nosso tributo: a força de um pai não está apenas no que ele faz, mas em quem ele é. Que cada pai seja celebrado pelo papel vital que desempenha na vida de seus filhos, e que continuem a inspirar com seu exemplo de coragem, dedicação e amor. Feliz Dia dos Pais!