Sexta-feira às 18 de Outubro de 2024 às 01:10:00
Opinião

Educação é a base sólida para bons profissionais no futuro

Educação é a base sólida para bons profissionais no futuro

Mais uma vez estampam as páginas do nosso jornal e são destaque em nosso site a inauguração de uma escola. Muito além de uma simples notícia, esse é o início de um futuro promissor para a vida de pequenos e jovens campo-larguenses, que terão mais oportunidades de desenvolver suas habilidades e inteligência, tão essenciais para que alcancem o sucesso, independentemente do caminho que trilharem.

O novo colégio localizado no bairro Itaqui, Colégio Estadual Inove, possui uma estrutura singular, está muito bem equipado e com uma equipe preparada para receber estudantes. Sabemos que, embora seja o ideal, nem todas as instituições possuem uma estrutura como essa, ou como a Escola Municipal Anderson Paulart Junior, que atende estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, porém esse parece ser o início de uma nova visão de futuro. Quando pensamos em investimentos ligados à Educação, estamos falando sobre um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento não apenas econômico, mas também social e humano de nossa cidade. É imprescindível que a comunidade tome consciência de que cada etapa desempenha um papel crucial na preparação de profissionais capacitados e éticos para enfrentar os desafios do futuro.

Quando olhamos para as bases do sistema educacional, que são a educação infantil e o ensino fundamental, também percebemos que não são apenas períodos de aprendizado acadêmico, mas também estão associados ao desenvolvimento de habilidades sociais e formação de valores, ensinados principalmente pela família e reforçados pelo convívio na comunidade escolar.  Assim, investir nessa fase significa proporcionar às crianças não somente os conhecimentos científicos, mas proporcionar meios de estímulo para o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, que terão papéis fundamentais para o desenvolvimento de futuros profissionais em um mundo sob constante mudança.

Já alcançando andares mais altos dessa pirâmide, nós avançamos ao ensino médio e sua tendência em administrar também os cursos técnico-profissionalizantes, onde aquele jovem consegue ter um direcionamento melhor do futuro e compreender o que o espera fora dos muros da escola. Neste momento da vida do estudante, o investimento não fica somente no conhecimento teórico, específico, mas também em oportunidades práticas, o aproximando cada vez mais de um mundo real.  Por isso, fomentar programas de estágio, parcerias com empresas e projetos práticos são iniciativas que irão enriquecer a formação dos estudantes e são atitudes que podem partir até mesmo dos próprios empresários que querem oferecer novas oportunidades.

É preciso incutir cada vez mais no pensamento brasileiro que a formação dele não finaliza na escola ou no ensino superior. Buscar cursos de formação continuada, atualização, pós-graduações e outros programas de ensino elevarão nosso profissionais a um preparo ainda maior, com mudanças de perspectivas e visão de futuro diante do mercado. Países que priorizam a educação em todos os níveis tendem a colher frutos em forma de maior produtividade, inovação e competitividade internacional e isso é fato. Por isso, alegrar-se por termos mais espaços destinados à formação deles é o primeiro passo para alcançarmos uma geração de profissionais com mais oportunidades para o futuro.