Estado será representado na direção da Regions4 pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.
O Governo do Paraná assume nesta semana uma posição de destaque em uma entidade internacional de proteção da biodiversidade. Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Everton Souza passa a integrar, a partir desta quarta-feira (26), uma das seis cadeiras do Conselho de Presidentes da coalizão Regions4, entidade que proporciona a integração de 49 governos subnacionais (estados, regiões, províncias e organizações) de mais de 22 países para a viabilização de iniciativas de promoção da sustentabilidade. A posse ocorre durante a Assembleia-Geral da coalizão, no Rio de Janeiro. O mandato é de dois anos.
“O Paraná entra em uma nova era de oportunidades e desafios a partir deste momento. Com determinação, colaboração e compromisso, tenho total confiança que o Estado será um brilhante exemplo de ação em sustentabilidade climática para o mundo”, destacou o secretário.
A Assembleia-Geral vai até quinta-feira (27) e contará com duas palestras de representantes da Sedest. Souza vai fazer uma apresentação na quarta-feira sobre o tema “Reflexões de um novo membro do Comitê de Direção das Regiões4”.
Já o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, ministrará na quinta-feira (27) uma palestra sobre a “Promoção do Desenvolvimento Sustentável e da Conservação das Áreas Protegidas Através da Redistribuição Fiscal”. Na ocasião, ele irá detalhar o programa de ICMS Ecológico, que há mais de 30 anos repassa recursos para os municípios paranaenses que protegem o meio ambiente.
“O Paraná é um dos três estados brasileiros associados à Regions4, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, a partir dessa semana, passamos também a fazer parte do conselho que vai definir as estratégias de conservação para a biodiversidade de governos do mundo todo, apontar as diretrizes”, afirmou Andreguetto.
- Governador entrega licença para sistema de coleta e tratamento de esgoto na Ilha do Mel
- Com aporte de R$ 5,2 milhões, Estado inicia projeto para conter cheias do Rio Iguaçu
REGIONS4 – Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a Regions4 foi criada em 2002 durante a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo, na África do Sul. É a coalizão quem representa as regiões em negociações com a Organização das Nações Unidas (ONU), em iniciativas da União Europeia e em discussões globais nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade. No Brasil, além do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e a Universidade Católica de Santos integram a organização.
O Paraná confirmou a adesão ao grupo em 2023, em uma solenidade por videoconferência, para ampliar a rede de contatos internacionais, trocas de experiências sobre políticas públicas exitosas e desenvolver a cooperação entre regiões, além de pactuar formas de desenvolvimento sustentável e de erradicação da pobreza.
ASSEMBLEIA – Com a temática “Regiões capacitadas para moldar um futuro sustentável, justo e resiliente”, a Assembleia-Geral de 2024 da Regions4 vai reunir mais de 80 representantes dos governos integrantes da coalizão para participar de discussões sobre as agendas do clima, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.