Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 01:24:34
EM CAMPO LARGO  | 21º
Oficial

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

A relação de número de inscrições por cargos/funções será divulgada após análise da banca responsável pelo concurso e também será publicada no portal.

Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos

O concurso para preencher mais de 250 vagas do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), anunciado no fim do ano passado, registrou 35.634 candidatos inscritos. Os dados são da Secretaria da Administração e da Previdência, que coordena o certame. A prova objetiva está marcada para o próximo dia 14 de abril e acontecerá em Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Umuarama. O candidato pode conferir a situação da sua inscrição no portal oficial do concurso.

A relação de número de inscrições por cargos/funções será divulgada no começo de abril, após análise da banca responsável pelo concurso e também será publicada no portal.

Inicialmente o concurso público para o QPPE oferta 253 vagas, tendo funções para o Ensino Médio, Ensino Médio Técnico (50 vagas) e Ensino Superior (203 vagas). No entanto, o certame tem validade de dois anos, sendo prorrogável por igual período. Isso permitirá que em caso de necessidade o Governo do Paraná convoque mais candidatos.

PROVA – A prova objetiva que acontece no dia 14 de abril é uma etapa classificatória e eliminatória com 50 questões de múltipla escolha. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos e serão aprovados os que obtiverem, no mínimo, 50% do total de pontos. Os candidatos aprovados passarão ainda por avaliação médica.

VAGAS – Das 253 vagas oferecidas, 203 são destinadas a candidatos com formação de nível superior, chamados de Agentes Profissionais, abrangendo as seguintes áreas: Assistente Social (48 vagas), Administrador (45 vagas), Contador (42 vagas), Psicólogo (14 vagas), Economista (11 vagas), Comunicador Social (8 vagas), Engenheiro Civil (7 vagas), Estatístico (5 vagas), Médico (3 vagas), Engenheiro Mecânico (2 vagas), Bibliotecário (2 vagas), Engenheiro de Segurança do Trabalho (2 vagas), Analista de Procuradoria (2 vagas), Terapeuta Ocupacional (3 vagas), Nutricionista (2 vagas) Engenheiro Ambiental (1 vaga), Engenheiro Cartógrafo (1 vaga), Engenheiro de Pesca (1 vaga), Engenheiro Eletricista (1 vaga), Pedagogo (1 vaga) e Desenhista Industrial Gráfico (1 vaga).

Um destaque é a inclusão da carreira de Profissional de Tecnologia da Informação, uma novidade para o Estado, dentro da política de digitalização dos processos. O certame está com uma vaga aberta para a função.

As 50 vagas restantes são para nível médio/técnico, ou Agentes de Execução, contemplando as seguintes áreas: Enfermagem (24 vagas), Técnico de Manejo e Meio Ambiente (9 vagas), Laboratório (6 vagas), Segurança do Trabalho (5 vagas), Fiscal Metrológico (4 vagas) e Fiscal de Meio Ambiente (2 vagas).

POSSE – A expectativa é de que as nomeações aconteçam ainda em 2024, mas isso dependerá do andamento das etapas anteriores. Todas as informações serão publicadas no portal oficial do concurso e anunciadas nos canais de comunicação oficiais do Governo do Paraná.