Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 12:28:49
EM CAMPO LARGO  | 21º
Opinião

Ensinamentos de valores, esperança e fé a partir da Páscoa

Ensinamentos de valores, esperança e fé a partir da Páscoa

O mundo cristão celebra neste domingo (31) a Páscoa, mas é importante ressaltar que a data acaba transcendendo uma esfera religiosa, tornando-se um momento de profunda reflexão sobre valores essenciais aos seres humanos, incluindo atributos como esperança, fé, amor ao próximo e a benevolência, indo além do simples chocolate, apreciado e esperado por muitos, ou do coelho, que acabou se tornando um grande símbolo deste momento.

Ainda que nossa cidade seja formada de grande parte por cristãos, que frequentam ou não a igreja, convidamos a olhar muito mais longe para o significado de um momento tão sublime e especial, mas mergulhar nos ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejamos todos inspirados a construir um mundo mais justo e fraterno, ainda que dificuldades estejam pelo caminho.

Ao olhar para Cristo, vemos que Sua base é sempre o amor incondicional, sem levar em consideração aspectos ligados à nacionalidade e etnia, condição social, estado de saúde, cor, religião. Ele recebe a todos de maneira igual e atua em suas vidas, se assim permitirem. Entretanto, firmado na Justiça, faz o apelo para que sejam transformados e modificados, preservando a sua própria existência, a saúde e buscando uma nova vida, desta vez ao Seu lado. “Vá e não peques mais”, presente em João 8:11, é tão importante quanto “Ame ao próximo como a ti mesmo”, em Mateus 22:39, não podemos esquecer deste importante ensinamento.

Quando olhamos estes atributos valorosos, vemos que nossa sociedade ainda carece destes importantes ensinamentos, necessitando de uma transformação, para que possamos ter uma convivência um pouco melhor. Quando transmitimos isto às nossas crianças, sem aqui defender quaisquer bandeiras religiosas ou ideológicas, estamos plantando sementes para um futuro promissor. É fundamental uma educação de valores, uma educação mais próxima, com reforços diários quanto ao respeito, tolerância e gentileza.  

Neste domingo, ao celebrar a Páscoa, lembre-se que o verdadeiro significado da data reside na história deixada por Jesus Cristo, independente da sua religião. Que os ensinamentos dEle sejam guias para as ações, promovendo a união familiar e o diálogo sobre o que realmente importa, construindo boas pessoas, com qualidades e bases sólidas. Tenha em mente que a Páscoa é um momento de renovação, de renascimento. Que a mensagem de amor e esperança de Jesus Cristo inspire a todos nós a sermos melhores e termos lares mais sólidos, fazendo com que a paz e a harmonia reinem entre os homens, de dentro para fora.