Terça-feira às 15 de Julho de 2025 às 10:35:44
Saúde

Diminuindo a Barriga!

08-10-2010

A ingestão de grandes volumes de alimentos e líquidos causa o aumento do volume do estômago.

Diminuindo a Barriga!

08-10-2010

A ingestão de grandes volumes de alimentos e líquidos por um período de tempo prolongado (alguns dias) causa o aumento do volume do estômago, refletindo na silhueta. Com isso, o estômago tornar-se-á capaz de armazenar maior quantidade de alimentos, fazendo com que o indivíduo precise ingerir uma porção maior de comida para se sentir saciado. Parte da ingestão alimentar será aproveitada pelo organismo, parte será eliminada e uma outra será armazenada em forma de gordura.
    Para que o processo de dilatação do estômago seja revertido, ou seja, para diminuir seu tamanho e também para "queimar" a gordura localizada, é necessário um programa de reeducação alimentar, baseado em uma melhor distribuição da oferta alimentar, dividida preferencialmente em três refeições principais (café da manhã / almoço/ jantar ) e três pequenos lanches intermediários, compostos de alimentos de baixo teor calórico. Em complemento ao controle alimentar é indicada a prática de exercícios aeróbicos.
     Outro fator causador do aparecimento da barriga é o mau funcionamento intestinal. Para regularizá-lo, é indispensável uma ingestão adequada de líquidos, principalmente água, na quantidade mínima de 1,5 litro ao dia . A ingestão de fibras, presentes em legumes e verduras (de preferência cruas), frutas com casca ou com bagaço, grãos integrais, farelos, aveia , arroz integral e leguminosas, também deve ser elevada.
    Comer regularmente em todas as refeições e nos intervalos, também contribui para melhor funcionamento intestinal, uma vez que o estímulo da função intestinal será constante. Além disso, é necessário evitar os alimentos formadores de gases e evitar o uso de bebidas alcóolicas.
     Alguns alimentos formadores de gases : alho- porro , brócolis , couve-flor, cebola, soja, feijão sem deixar de molho, nabo, chucrute, pepino, pimentão , repolho, abacate, maçã , melancia e melão .