A vacinação contra a COVID-19 teve grande impacto na redução de casos da doença, evitando um alto número de óbitos e internações no Brasil desde sua introdução em 2021. Considerando isso, a diretoria de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, informa as mudanças quanto às recomendações para a vacinação periódica contra a COVID-19 neste ano.
Visando o objetivo principal da vacinação que é reduzir casos graves e óbitos pela COVID-19, e em conformidade com as novas estratégias nacionais de vacinação contra esta doença, desde o dia 09 de janeiro de 2024 todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs rurais e urbanas) estão aptas a realizarem a vacinação contra a COVID-19 para todas faixas etárias, ou seja, adultos e crianças.
Importante: diferente dos anos anteriores, não há mais unidades exclusivas para a vacinação de crianças no município, todas aplicam o imunizante.
Prioritários
A partir de agora, a vacinação será destinada aos grupos prioritários de maior risco. São eles:
- gestantes e puérperas
- pessoas imunocomprometidas (a partir de 5 anos)
- idosos (igual/maior 60 anos)
- ?trabalhadores da saúde
- ?indígenas
- ?ribeirinhos
- ?quilombolas
- ?pessoas com deficiência permanente
- ?pessoas com comorbidades (a partir de 5 anos)
- ?pessoas vivendo em instituições de longa permanência
- trabalhadores de instituições de longa permanência
- ?pessoas privadas de liberdade (acima de 18 anos)
- ?adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (a partir de 12 anos)
- ?pessoas em situação de rua.
Se você faz parte dos grupos prioritários, busque a UBS mais próxima para atualizar o esquema vacinal.
Dose de reforço
Idosos, gestantes, puérperas e imunossuprimidos devem receber uma dose de reforço desta vacina a cada 6 meses. Já os demais grupos receberão uma dose anual de reforço.
Crianças pequenas
A Vigilância em Saúde ressalta que a vacina contra a COVID-19, a Pfizer Baby, foi incorporada no Calendário Nacional de Imunização para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a partir de primeiro de janeiro deste ano (Nota Técnica n.º 118/2023-CGICI/DPNI/SVSA/MS). Sendo assim, o esquema vacinal preconizado para esta faixa etária consiste em três doses:
1ª dose aos 6 meses;
2ª dose aos 7 meses;
3ª dose após 9 meses.
Atenção: Crianças não vacinadas na faixa etária recomendada deverão ter seu resgate vacinal realizado até a idade de 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Aproveite a ida na unidade mais próxima de sua casa e também atualize o seu cadastro.
A vacina é a principal forma de prevenção contra muitas doenças que não têm cura e pode salvar vidas!
Em caso de dúvidas entre em contato: (41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo).