Sabado às 27 de Abril de 2024 às 06:10:09
EM CAMPO LARGO 17º | 29º
Policial

Retrospectiva policial de 2023 destaca redução nas mortes violentas

Retrospectiva policial de 2023 destaca redução nas mortes violentas

Uma redução significativa foi registrada nas mortes violentas na região de Campo Largo e Balsa Nova, que em 2022 totalizaram 64 mortes, enquanto em 2023 foi totalizado 28. No ano de 2022 foram registrados 53 mortes por homicídio e em 2023 caiu para 23. Já os confrontos com a polícia, em 2022 foram 11 mortes e neste ano de 2023 foram cinco.

 

HOMICÍDIOS

1- Por volta de 03h50 do dia 1° de janeiro, dois indivíduos foram alvejados por disparos de arma de fogo, no bairro Cercadinho, e deram entrada no Rocio. Igor da Luz Miranda, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou entrando em óbito.

 

2 e 3- Na noite do dia 12 de janeiro, Daniele Richalski Favaro, de 40 anos, e sua filha Emillyn Richalski Tracz, de 17 anos, foram mortas dentro de casa no bairro  Botiatuva. O mandante do crime escapou do presídio e foi encontrado morto no início de setembro, no Litoral Paranaense.

 

4- Na tarde de terça-feira (17/01), um motociclista efetuou vários disparos de arma de fogo contra Gerson da Silva Nascimento, de 36 anos, que acabou morrendo na hora, no Jardim Serrinha, município de Balsa Nova.

 

5- Wilian Marques de Oliveira, de 28 anos, foi encontrado morto dentro do rio no bairro Botiatuva em Campo Largo, no início da manhã de quinta-feira (26/01), com os pés e mãos amarrados a uma barra de concreto.

 

6- Evandro Luan de Lima, de 25 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo no final da noite de quinta-feira (02/02), em via pública na Vila Operária em Campo Largo.

 

7- O sétimo homicídio de 2023 em Campo Largo foi registrado na Vila Pompéia, região do Cercadinho, na noite de sexta-feira (03/02), onde Osmindo Hoffmann Filho (38), vulgo "Dick", foi morto com vários tiros em via pública.

 

8- Leandro Nogueira do Espírito Santo, foi encontrado morto com três disparos de arma de fogo, no início da manhã de terça-feira (28/02), no Rodeio Chapada, município de Balsa Nova.

 

9- Emanuel Carvalho Alves, de 17 anos, alvejado por vários disparos, na noite do dia 13 de janeiro (sexta-feira), numa tabacaria no bairro Rivabem, depois de mais três meses hospitalizado, acabou entrando em óbito no dia 24 de abril.

 

10- Durante a madrugada de sexta-feira (05/05), Gilson Luiz Moraes, 36 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo, na Vila Dona Fina no Distrito da Ferraria. 

 

11- No início da noite de domingo (11/06), após uma briga no interior de um bar no bairro Cercadinho, Rubesval Ribeiro, de 53 anos, acabou morto por espancamento e o suspeito foi preso por policiais civis momentos mais tarde.

 

12- Na madrugada do dia 1° de julho, apos im desentendimento no estacionamento da Arena Vital, Alex Santos Alves, de 43 anos, acabou morto com um disparo na cabeça, o autor do disparo foi morto pela polícia

 

13- Bruno Henrique Félix, de apenas 19 anos de idade, foi executado com vários disparos de arma de fogo, na noite da terça-feira (11/07), na Rua José Maria Lopes, no bairro Botiatuva.

 

14- Wellington Banfi Barbosa, baleado em Balsa Nova deu entrada no Hospital do Rocio, na noite de sexta-feira (11/08) e mesmo com todo esforço da equipe médica para reanimá-lo, logo em seguida foi confirmado o óbito.

 

15 - Gilberto Trizote Gomes, de 41 anos de idade, foi encontrado morto por vários golpes de faca, caído em via pública na Vila Pompeia, no início da madrugada de sexta-feira (08/09).

 

16- Washington Luiz Santos Campos, de 26 anos de idade, foi morto numa briga entre moradores de rua, com golpes de martelo, nas proximidades da Praça Getúlio Vargas no Centro de Campo Largo, na noite de quarta-feira (13/09).

 

17- Na noite de domingo (24/09), dois homens feridos por golpes de faca na região do Retiro deram entrada na UPA 24 Horas em Campo Largo, sendo que Romualdo Natal dos Santos, de 42 anos, não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito.

 

18- João Maria Farias foi morto com vários disparos de arma de fogo, após deixar o filho na creche e retornar para o seu veículo, no início da manhã desta quarta-feira (25/10), no Distrito da Ferraria.

 

19- Erik Patrick de Andrade Gabardo, 27 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo, por marginal encapuzado, numa distribuidora no bairro Bom Jesus, no início da madrugada de quinta-feira (02/11), e morreu no Rocio.

 

20- Jeferson da Silva Batista, de 39 anos, foi encontrado morto por disparos de arma de fogo no Distrito da Ferraria, na madrugada do dia 12 de novembro (domingo).

 

21- Diogenes Araujo Mendes, de 46 anos, foi encontrado morto com disparos em crânio, às margens da rodovia PR-423, nas proximidades da Vila Tripa em Campo Largo, no início da manhã do dia 14 de novembro (terça-feira).

 

22- O caseiro, Hermes de Lima Fonseca, de 44 anos, sequestrado na Colônia Dom Pedro foi encontrado morto por disparos de fogo, numa chácara no Distrito da Ferraria, no início da manhã de quarta-feira (20/12).

 

23- Por volta de 12h45, do dia 28 de dezembro, quinta-feira, Ricardo Leal dos Santos, de 42 anos de idade, usuário de drogas, foi encontrado morto com um disparo de arma de fogo, nos fundos de um terreno de uma residência no Jardim Padre Anchieta.

 

CONFRONTOS:

Durante o ano de 2023 foram cinco mortes por confronto com as forças de segurança (PMPR, PCPR e GMCL), seis a menos que em 2022, que teve 11 baixas.

 

1- Um indivíduo de 30 anos acabou morto em confronto com policiais no bairro Aparecida em Campo Largo, em operação conjunta da Polícia Civil, RONE e a Guarda Municipal, no início da manhã de quinta-feira (26/01).

 

2- No dia 17 de fevereiro, Rodrigo Pereira Lopes, vulgo “Febinho”, desobedeceu ordem de abordagem da Polícia Militar e em São Luiz do Purunã, município de Balsa Nova, acabou morto em confronto com as forças de segurança de Campo Largo.

 

3- Por volta de 2 horas do dia 1° de julho, Erick Murilo Fiacosque morreu em confronto com a Polícia Militar na Rua Jorge Demétrio Paulista, no Ouro Verde, após matar um homem nas proximidades da Arena Vital.

 

4- Maicon Fouth Escodel, de 29 anos, com várias passagens na polícia, foi morto por disparos de arma de fogo em confronto armado com equipes da RONE, no final da noite do dia 10 de agosto, na BR-277, nas proximidades da entrada do Colégio Bom Jesus da Aldeia em Campo Largo.

 

5- Indivíduo conhecido como “Mentalista”, procurado pela Justiça, morreu em confronto com policiais da RONE - Ronda Ostensivas de Natureza Especial, após ser localizado numa chácara no Jardim Meliane em Campo Largo, na noite desta quinta-feira (28/12).

 

Intrigante 

Um corpo humano foi encontrado dentro de uma mala vermelha, na tarde de 15 de agosto, no final de uma rua no Jardim Santa Luzia, região do Ferrari em Campo Largo, já em estado avançado de decomposição. O Intrigante é que até então não foi identificado e ninguém sabe de onde veio esse corpo.