As crianças representam 23% de toda a população e costuma ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria
No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças e também o Dia Nacional da Leitura. O hábito da leitura é uma experiência enriquecedora em qualquer faixa etária. Especialmente para as crianças, é por meio dos livros que existe a possibilidade de dar asas à imaginação, além de ajudar no aprendizado e no desenvolvimento. Essa é uma ótima oportunidade para incentivar a leitura, presenteando com livros.
De acordo com um levantamento feito pelo IPL (Instituto Pró-Livro), o público infantil é o que mais lê no Brasil. O relatório mostrou que crianças de 5 aos 10 anos de idade consomem livros com frequência. Essas crianças representam 23% de toda a população que costuma ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.
Dentre os diversos benefícios que a prática oferece às crianças, também é por meio dela que as crianças desenvolvem a concentração, estimulam a memória e a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.
A Secretária Municipal de Educação, Dorotéa Stocco, afirma que por meio de obras literárias é possível formar leitores capazes de analisar a vivência cultural, se posicionando como cidadão consciente, reflexivo, crítico e protagonista do conhecimento.
“A escola é o lugar que garante o trabalho com o texto literário. Como a Literatura está em todo lugar, cabe à escola desenvolver a competência leitora dos estudantes, para que eles compreendam diversos textos e construam significados de acordo com os textos e contextos. A visão de mundo é enriquecida com as diversas experiências trazidas pela Literatura”, complementa Dorotéa.
Um estudo realizado pela Universidade de Ohio mostra que crianças que são incentivadas a ler entram na escola tendo ouvido aproximadamente 1,4 milhão de palavras a mais do que as que não cultivam esse hábito.
Além da escola e do trabalho dos professores, o envolvimento da família é fundamental para que as crianças tenham a leitura como um hábito. Isso contribui para o fortalecimento de vínculos afetivos e habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.
Projeto Leitura Mágica
A Secretaria Municipal de Educação implantou em 2023 o Projeto “Leitura Mágica!”, criado com a pretensão de contribuir para a formação leitora dos estudantes campo-larguenses, pensando no desenvolvimento das diversas habilidades de leitura e escrita. Para que esse projeto fosse possível, foram adquiridos mais de 70 mil livros, encaminhados para as escolas para o trabalho com os estudantes. Neste ano, cada estudante está trabalhando com sete títulos diferentes e no final do ano receberá 5 livros para levar para casa, podendo ler com sua família.