Um combatente de Campo Largo faz parte do novo grupo de 52 guerreiros do Corpo de Bombeiros enviados pelo Paraná ao Rio Grande do Sul. Eles saíram de Curitiba neste domingo (10/09) e já chegaram na região devastada pelo ciclone, iniciando nesta segunda-feira (11/09) a missão. Os militares foram com 15 viaturas, envolvendo equipes de Cascavel, Londrina e Curitiba.
Cabo Adilson de Sales, do 2° SGB de Campo Largo, está no grupo que vai auxiliar nos trabalhos de busca por sobreviventes e ajuda humanitária no estado gaúcho, que enfrenta a maior tragédia natural de sua história. Pelo menos 42 pessoas já morreram e 46 estão desaparecidas. São 8.282 desalojados, 3.193 desabrigados e 88 municípios afetados.
O Paraná reforçou a equipe que já estava nas operações de busca e salvamento em apoio às forças de segurança do Rio Grande do Sul, com 11 profissionais e três cães, que começaram a chegar desde a última quarta-feira (06/09), inclusive com o apoio de uma aeronave do BPMOA - Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas.
Recentemente promovido a cabo do Corpo de Bombeiros em Campo Largo, Sales está sensibilizado com a situação em que se encontram os gaúchos. A tropa deve seguir em missão na região mais afetada, até o dia 8 de outubro.
Sales está no Corpo de Bombeiros desde 2012, é socorrista desde 2001, inclusive trabalhando nas concessionárias antes de ingressar no CBMPR. Já no Corpo de Bombeiros, fez curso de BREC - Resgate em Estruturas Colapsada e SARP - Salvamento Águas Rápidas.
A base dos paranaenses está fixada na cidade de Encantado/ RS, sendo que os profissionais vão atuar em mais três cidades: Muçum, Roca Sales e Arroio do Meio, que é a primeira cidade onde os bombeiros passam a agir a partir desta segunda-feira (11/09).
11/09/2023
Fotos: BMPR