Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 10:34:14
Opinião

Amor, proteção e ensinamentos nos remetem ao Dia dos Pais

Um papel intransferível e que fará toda a diferença para a criança no futuro é a presença da figura paterna em todas as fases da vida dela.

Amor, proteção e ensinamentos nos remetem ao Dia dos Pais

Um papel intransferível e que fará toda a diferença para a criança no futuro é a presença da figura paterna em todas as fases da vida dela. A cada dia mais as pesquisas têm mostrado que eles são inspiração para os pequenos, trazendo uma nova visão de mundo. Em muitos lares, o pai passa a mensagem da autoridade, da proteção e também do provimento - este cada vez mais compartilhado com a mãe. Assim como ser mãe é difícil, ser pai também é desafiador e um espaço novo a ser conquistado.

A cada dia mais temos consciência que o pai não "ajuda" a mãe com a criação das crianças, mas é uma figura ativa e com tantas responsabilidades a serem desempenhadas. Quem teve a oportunidade de ter seu pai por perto, tem em suas memórias doces lembranças de brincadeiras e momentos completamente diferentes daqueles vivenciados com a mãe, seja na hora de dormir, ao contar uma história, ou em um domingo de sol em um parque, jogando bola ou brincando na água.

Às vezes, com saudosismo nos lembramos de momentos únicos, que não voltam mais, quando fazíamos pipas, brincávamos de carrinho de rolimã, íamos pescar com nossos pais ou ouvíamos suas músicas preferidas no rádio ou CD, desde aquele sertanejo raíz até um rock pesado. Pode ser que eles não saibam e, provavelmente, nem tinham a intenção, mas desenvolveram habilidades e marcas em nossa personalidade que carregamos conosco até hoje.

Que esta data também seja um momento de reaproximação de pais que não convivem com seus filhos por algum motivo. Nossa vida é curta demais para não pedir perdão e perdoar, por isso não podemos desperdiçar essa chance.
A história sobre a comemoração de Dia dos Pais nos faz saber como os filhos reconhecem e percebem o trabalho de seus pais dentro de casa. A data surgiu nos Estados Unidos, após Sonora Smart Dodd ouvir um sermão em sua igreja sobre o Dia das

Mães e querer homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que criou sozinho seus seis filhos após a morte de sua esposa, ainda em 1909. Comemorada em 1910, no país ela relembra o nascimento deste homem, no mês de junho. No Brasil a data veio bem mais tarde, já em 1966, trazida pelo publicitário Silvio Bhering, que marcou a data por ser Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo e também visando fomentar o comércio - algo bem comum já no Dia das Mães - no início do segundo semestre.

O fato é que, por mais que tentem vender a data como um sinônimo de presentes, ela vai muito mais além. É um momento de celebrar a vida daquele que, se preciso daria a vida por seus filhos. O Dia dos Pais continua a ser um lembrete de que, independentemente das mudanças na sociedade, o amor e a dedicação dos pais permanecem constantes. É uma oportunidade para agradecer pelas lições ensinadas, pelo apoio incansável e pelo amor incondicional. À medida que celebramos essa ocasião, honramos não apenas o passado, mas também a jornada contínua de pais e filhos, construindo memórias e laços que resistem ao teste do tempo.