Sabado às 07 de Dezembro de 2024 às 03:58:42
Saúde

Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno

Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno

O mês de agosto marca a campanha mundial do incentivo ao aleitamento materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa.

“A amamentação contribui para a redução dos casos de diarreia, infecções respiratórias, problemas relacionados ao alinhamento dos dentes, promove ganho de peso e crescimento adequados, ajuda na prevenção de diabetes e obesidade, prolongados até a vida adulta”, explica Marcia Moscatelli, nutricionista infantil e consultora de amamentação.

Marcia conta que dados epidemiológicos informam que conforme a taxa de aleitamento materno aumentou no Brasil, consequentemente a mortalidade infantil foi reduzida. “Esse é um marcador muito importante para reforçar a importância do leite materno na vida de uma criança.”

A profissional explica que também existem estudos que associam a duração do aleitamento materno ao bom resultado em testes de inteligência nas crianças. Quanto mais tempo o bebê for amamentado, maior será o desempenho desta criança em testes de QI (Quociente de Inteligência, um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos), e melhor será o desempenho escolar. “A gente vê uma contribuição do aleitamento materno não só na saúde, mas também como um fator de transformação social”.

Recomendações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Organização Mundial da Saúde (OMS) são de que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, a partir disso pode ser introduzida a alimentação complementar, combinada ao aleitamento materno, que deve ser mantido até 02 anos ou mais.

Marcia dá algumas dicas para mães que têm o desejo de amamentar: “É fundamental buscar informações, ler muito sobre o assunto, pois vivemos na cultura do desmame, na qual dizem que algumas mulheres não são capazes de amamentar, que algumas têm leite fraco, que não sustentam o bebê. Informação é o principal ponto”, ela recomenda não usar utensílios que possam atrapalhar no processo, como a mamadeira, chupeta e bico de silicone.

Especial do Programa Grávidas Ativas sobre Agosto Dourado

O programa mensal oferecido pela Prefeitura de Campo Largo às gestantes terá uma edição especial do Agosto Dourado. Será no dia 30 de agosto, a partir de 13h30, na Unidade da Mulher e da Criança. Serão duas palestras: “A importância da nutrição e cuidados durante a gravidez e primeira infância”, com Marcia Moscatelli, e “Amamentação, o melhor preparo é a informação”, com Inaê Fortunato, enfermeira e consultora em amamentação.