Sabado às 04 de Maio de 2024 às 02:49:57
EM CAMPO LARGO 16º | 29º
Opinião

Alça de Mira

Bicicletário
Até o final do ano Campo Largo deve ganhar um bicicletário no Terminal Urbano com cobertura, iluminação e calibrador de pneus.

Alça de Mira

Foco na prevenção
Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (30) na Câmara Municipal de Curitiba retrata bem a atual situação da Saúde, que tem um custo muito alto no atendimento de emergências. A secretária de Saúde Beatriz Battistella pediu para a população da capital por a mão na consciência, aderindo à vacinação e tomando cuidado redobrado no trânsito. Exemplificou que a ortopedia não funciona naquilo que é eletivo por estar atendendo trauma, assim como também acontece com outros serviços. “Todas as equipes de ortopedia da cidade ficam ocupadas com o atendimento das pessoas que são vítimas de acidente de trânsito, daí não sobra [dinheiro]. Há toda uma complexidade. Quem tem estoque de saúde para esperar, vai esperar”, foi taxativa.

Sem estrutura
A secretária também citou que não há possibilidade como existia na pandemia de ficar abrindo leitos e citou que o Hospital do Rocio deixou de atender alguns casos de urgência e emergência em abril. Frisou que a urgência toma quase 70% dos recursos da Saúde e em contrapartida desde 2014 não há reajuste no repasse do SUS. No Rocio não havia contrato com o Governo do Estado para os atendimentos encaminhados pelo Samu e pelo Siate, por exemplo, o que vinha sendo feito há meses como um apoio do hospital à Saúde, mas que por questão de custos não existia mais possibilidade de continuar. A situação vem causando impacto e exige uma medida do Governo.

Bicicletário
Até o final do ano Campo Largo deve ganhar um bicicletário no Terminal Urbano com cobertura, iluminação e calibrador de pneus. Foi realizada uma pesquisa com usuários do transporte coletivo com o apoio de alunos de faculdades, sobre o potencial de uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana na região, com resultado otimista. Assim, o Instituto Weefor, em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP, com o escritório Pironti Advogados, Urbideias, FAE Centro Universitário, Universidade Positivo e a Prefeitura de Campo Largo, se uniram para construir o novo bicicletário com entrega prevista para dezembro de 2023.

Selo Solidário
O Governo do Estado divulgou nesta semana a criação do “Selo Solidário”, uma iniciativa que busca incentivar empresas e organizações da sociedade civil a promoverem a solidariedade e o desenvolvimento social em todo o Estado. Para concorrer ao Selo, os participantes deverão cumprir os critérios estabelecidos no decreto estadual. Ele funcionará como um reconhecimento para instituições que se engajam em projetos sociais do Governo do Estado e para iniciativas das próprias instituições que tenham ligação com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os conceitos de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Pra pensar na cama
“Saúde não é tudo, mas tudo é nada sem saúde”, já dizia Sócrates.