Quinta-feira às 02 de Maio de 2024 às 07:53:47
EM CAMPO LARGO 18º | 31º
Opinião

Amor proporcional à responsabilidade na missão "ser mãe"

Quanta responsabilidade carrega uma mãe.

Amor proporcional à responsabilidade na missão

Quanta responsabilidade carrega uma mãe. Desde a formação da criança em seu ventre, o que ela fizer pode gerar consequências positivas ou negativas que irão marcar a vida dela para sempre. Isso é sabido há muitos anos. Um exemplo são as mães espartanas, que viviam na Grécia e geravam filhos guerreiros. Desde lá, conforme livro publicado pela Universidade Federal de Pelotas, do Rio Grande do Sul, prezavam pela formação integral da mãe, com excelência física e coragem, para gerar guerreiros fortes e também corajosos, que iniciavam seu preparo militar desde a infância.

A responsabilidade da mãe também está ligada à criação de um caráter idoneo na criança, desde a sua mais tenra idade. Combinada ao pai, a sua autoridade é suprema na criação da criança e deve prezar por valores que compõem a família e a sociedade em que está inserida, visando tornar um adulto consciente de seus atos e plenamente responsável pelas suas escolhas. Essa é talvez uma das tarefas mais desafiadoras na vida de alguém que opta pela maternidade, visto que são escolhas e formas de agir que impactarão e/ou trarão frutos somente em um futuro distante.

Esta missão é tão profunda que é citada até mesmo pela Bíblia, "Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velho não se desviará dele", em Provérbios 22:06. Mas como ensinar uma criança, se os próprios pais não sabem o caminho? Por isso, ter maturidade, não necessariamente a idade, na hora de decidir ser mãe traz uma grande diferença no futuro.

O amor incondicional de uma mãe, em grande parte das vezes, gerado pelo toque e olhar da criança de maneira quase instantânea, perduram ao longo da vida. Desde a sua forma carinhosa de acolher em um momento de dor, incerteza e angústia, de celebrar as conquistas, sejam grandes ou pequenas, e também em advertir no momento certo, fazem com que essa ligação mãe e filho se torne cada dia mais forte e amável.

Independente de ser mãe que gestou e esperou todas as semanas necessárias para finalmente ter seu filho nos braços ou aquelas que são mães de coração, essa escolha pela maternidade é atribuida de uma responsabilidade que irá durar toda a vida. Essa responsabilidade é proporcional ao amor recebido e retribuido pela mãe. Infelizmente, nem todas as mães vivem o sonho presente da maternidade. Muitas dificuldades, atreladas a uma realidade particular, estão inclusas neste cenário que muitas vezes compõem esse universo de cada família.

Assim, desejamos a você, mãe, ótimas lembranças com seus filhos, muito amor e saúde para que essa missão possa ser cumprida da maneira mais bela possível e que no futuro, ao olhar para trás, em toda essa caminhada sinuosa realizada você possa se orgulhar de todos os momentos de abdicação e entrega. Feliz Dia das Mães!