Domingo às 22 de Dezembro de 2024 às 03:19:45
Opinião

Alça de Mira

Alça de Mira

Amizade
Bihl Zanetti, presidente da Assomec e também prefeito de Campina Grande do Sul, durante fala na reunião da Associação destacou o desenvolvimento de Campo Largo e valorizou a cidade, com a qual mantém boa relação e vínculo de amizade. Ele contou que a gestão de seu pai como prefeito em Campina Grande do Sul tinha como vice o campo-larguense José Carlos Zanlorenzi (in memorian). Ele inclusive foi homenageado com um teatro municipal em seu nome.

Segurança começa em casa
Durante a reunião entre os prefeitos, foi levantada a reflexão importante relacionada à segurança pública, que deve começar em casa. Famílias devem dar prioridade e atenção ao que crianças e jovens estão fazendo e que tipo de conteúdo estão consumindo.

PEC 46
Edimar Pereira dos Santos, presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), que esteve presente na reunião da Assomec, defendeu no evento a reforma tributária e sugeriu que todos pressionassem o andamento da PEC 46, que conforme divulgação da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, procura entender o sistema tributário brasileiro a partir da sua construção histórica e político-cultural e propor soluções viáveis, sem copiar modelos de outros países que nada têm a ver com a realidade e que, muitas vezes, são menores do que muitos estados e cidades brasileiras.

Indústria mineral
O Governo do Paraná divulgou que os segmentos da indústria mineral do Paraná participaram com R$ 37,81 bilhões na economia do Estado em 2021, um incremento de 48% em relação a 2020. O crescimento expressivo do segmento ajudou a alçar o Paraná ao posto de quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as 27 unidades da Federação, ultrapassando o Rio Grande do Sul. Na fabricação de Produtos de Minerais Não Metálicos, Campo Largo (10,24%) foi um dos destaques. A cidade contribuiu ainda com a Extração de Minerais Metálicos com 5,59%, produto da exploração de ouro e prata em Campo Largo.

Por outro lado...
O Plural divulgou nesta semana que pela segunda vez o leilão da jazida de ouro de São João do Povinho deu deserta e impediu o ponto final à Mineropar, que precisa ser extinta. Isso quer dizer que ninguém mostrou interesse em arrematar os 580 hectares, nem mesmo pela oferta mínima de R$ 6,6 milhões. Uma verdadeira “pedra no sapato”.

Pra pensar na cama
"O problema com o comunismo é que um dia o dinheiro dos outros acaba." - Margaret Thatcher.