Quinta-feira às 02 de Maio de 2024 às 11:56:28
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Opinião

Dia de exaltar o filho que não foge da luta

Dia de exaltar o filho que não foge da luta

O trabalhador brasileiro merece uma grande festa para comemorar seu dia, afinal este é o filho que não foge à luta, neste caso a luta diária. Mesmo diante das adversidades impostas pelo "viver no Brasil", não foge da luta e está sempre buscando meios de melhorar a sua situação. Levanta cedo, pega o ônibus, rodovia parada e faz conexões e, muitas vezes, cansado pela rotina do dia a dia, adormece enquanto não chega no serviço.

Acompanha as notícias que nem sempre são positivas. É alto imposto para pagar e baixa devolução por parte do governo. Quando fica doente, precisa enfrentar filas em unidades de pronto atendimento. Quando tem um bem, um veículo para melhorar sua qualidade de vida, acaba sendo "destruído" pelas condições das estradas. Vai no mercado, percebe que em duas ou três sacolas gasta fácil R$ 50. Quer uma moradia melhor, mas é pego pelos altos juros da casa própria ou o valor da metragem do aluguel. Se for agradar os filhos então... Preço de brinquedos, jogos e mesmo de comidas diferentes para comer está absurdamente caro.

Equilibrar as contas da casa deveria ser uma habilidade digna de colocar no currículo, porque é cada saída que o brasileiro, povo criativo encontra para conseguir se manter. Sempre busca uma forma de ganhar um extra, trabalha nas horas de folga, guarda dinheiro, aperta de um lado e do outro para conseguir fazer algo diferente em um feriado, nas férias talvez. Nem que seja um bate e volta, em um lugar próximo de casa mesmo. É preciso espairecer, encontrar as belezas gratificantes de se morar no Brasil, esquecendo um pouco da realidade que parece um grande fantasma perseguidor, sem ser engolido ou deixar-se cair na tristeza. Não dá para desistir. Ainda cultivamos em nós a vontade de ter um país melhor, com um futuro mais consistente aos nossos filhos.

Isso acontece em todo o país. Há realidades muito mais difíceis, de pessoas que realmente acordam pela manhã buscando uma alternativa para trazer o pão de cada dia. Não é a questão de competir problemas, mas de enxergar que há sim pessoas que, mesmo no nosso pouco, precisam de ajuda para continuar. Ainda que estamos no Paraná, um dos melhores estados para viver no Brasil, onde a taxa de desemprego é uma das menores e há investimentos frequentes.

Comemore esse dia do trabalhador. Relaxe, aproveite momentos com a sua família e volte revigorado para a próxima terça-feira (02), independente da área que você trabalhe. Leve a sério sua função e agradeça por ela. Dê risada com os seus colegas, faça do seu ambiente de trabalho um local mais leve. Será muito mais fácil, visto que oito horas do seu dia são passados com essas pessoas. Nós já temos uma vida tão pesada em outros aspectos, porque não conduzir de maneira diferente algo que você precisa fazer diariamente? Lembre-se que a felicidade também tem pitadas de coragem, trabalho e esforço.