Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:45:41
Policial

1º Seminário de Gestão de Pessoas e Liderança em Segurança Pública é realizado na Casa da Cultura

1º Seminário de Gestão de Pessoas e Liderança em   Segurança Pública é realizado na Casa da Cultura

Acontece até a próxima quinta-feira (27) o 1º Seminário de Gestão de Pessoas e Liderança em Segurança Pública realizado em Campo Largo. O evento acontece na Casa da Cultura e, embora seja voltado para a Segurança Pública, é de livre participação popular, necessitando apenas de inscrição prévia e gratuita. 

Para o evento, foram convidados policiais e guardas municipais de todas as cidades da Região Metropolitana e, alguns já estiveram presentes na abertura.  A abertura foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) e contou com a presença de autoridades diversas, entre elas o prefeito Maurício Rivabem, o secretário de Ordem Pública Samir Moussa e o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo Marcos Leitão. 

O comandante da Guarda explica que a ideia é conversar com gestores e líderes ligados à área, com palestras voltadas à Psicologia, buscando fomentar a discussão da relação humana entre os que lideram e os seus liderados. “Na Segurança Pública existem muitos casos de pessoas que perdem o controle emocional, que nem sempre é discutido no nosso meio, tendo sempre que lidar com muita pressão, tanto do lado da liderança, como dos liderados. Não são palestras voltadas para a Guarda Municipal especificamente, mas para todos que trabalham com segurança, por isso a Polícia Militar, Civil, Penal, Rodoviária Federal, Federal, o pessoal das agências de inteligência também foi chamado. É aberto à população, que também pode prestigiar o evento.”

Durante sua fala, o prefeito Maurício reforçou que todos os que passarem pelas palestras aproveitem os temas a serem tratados e deu destaque à decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou ilegal a busca pessoal ou veicular, sem mandado judicial, motivada apenas pela impressão subjetiva da polícia sobre a aparência ou atitude suspeita do indivíduo. “O que temos hoje é uma grande insegurança. Todos temos o poder de polícia, como brasileiros. Quando temos pessoas que arriscam suas vidas, desempenhando esse trabalho, como pode ser descaracterizada uma prisão? Isso parece uma desculpa para quem não gosta das Guardas e quer tirar o seu poder. Eu acredito que ainda iremos conseguir sim colocar as Guardas Municipais como um meio de Segurança Pública para o Brasil”, declarou. 

Segundo matéria publicada no STJ, no julgamento, o colegiado concedeu habeas corpus para trancar a ação penal contra um réu acusado de tráfico de drogas. Os policiais que o abordaram, e que disseram ter encontrado drogas na revista pessoal, afirmaram que ele estava em "atitude suspeita", sem apresentar nenhuma outra justificativa para o procedimento. Por unanimidade, os ministros consideraram que, para a realização de busca pessoal – conhecida popularmente como "enquadro" ou "geral" –, é necessário que a fundada suspeita a que se refere o artigo 244 do Código de Processo Penal seja descrita de modo objetivo e justificada por indícios de que o indivíduo esteja na posse de drogas, armas ou outros objetos ilícitos, evidenciando-se a urgência para a diligência.

A primeira palestra realizada nesta segunda-feira foi feita com coach em Desenvolvimento Humano Tânia Lima, que apresentou o tema Inteligência Relacional e Desenvolvimento Humano.

Atualização na Segurança Pública

O secretário de Ordem Pública destaca que é importante que aconteça uma atualização nos métodos utilizados dentro da Segurança Pública. “Nós passamos por diversas situações que, embora já existissem, há hoje uma necessidade maior de buscar estratégias de abordagens e condução.”

Um exemplo marcante para o secretário Samir é a questão de abordagem a pessoas autistas ou suas famílias. “É algo novo para a Segurança Pública e que devemos introduzir, pois está em uma situação do dia a dia, em uma abordagem de trânsito ou alguma situação específica. Este profissional precisa saber como agir. Fazer um seminário como esse é enriquecedor, pois nós trocamos ideias, cases de sucesso e metodologias que podem ser adaptadas e aplicadas para a nossa realidade”, declarou. 

Para se inscrever nas palestras e verificar o cronograma, acesse: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-gestao-de-pessoas-e-lideranca-em-seguranca-publica/1958396?fbclid=IwAR2KnfsNStMEcuu-eztsDZoWSQgsFR_l-WkNu3axe7Qw2-m1se4sX2rjOjE.