Domingo às 28 de Abril de 2024 às 06:21:36
EM CAMPO LARGO 18º | 29º
Saúde

Mais de duas mil imunizações são realizadas no Dia D de Vacinação

Foi realizado no último sábado (15) o Dia D – Campanha de Vacinação para atualização das cadernetas, e que contou com grande apoio da população.

Mais de duas mil imunizações são realizadas no Dia D de Vacinação

Foi realizado no último sábado (15) o Dia D – Campanha de Vacinação para atualização das cadernetas, e que contou com grande apoio da população. Conforme balanço divulgado pela Prefeitura de Campo Largo, 2.301 doses foram aplicadas, somando todos os tipos de imunizantes disponíveis. A ação acompanhou o primeiro Dia D Estadual de vacinação de 2023 e foi realizada para aplicação das vacinas contra a Covid-19 e a Influenza (gripe), para os grupos prioritários já liberados, e para as demais vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Zé Gotinha, figura marcante nas campanhas de vacinação, esteve presente em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Largo, encorajando centenas de pequenos e adultos a se vacinarem também.
Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo, comemora a participação da população e a ampliação dos índices de imunização. “Nós pensamos que o tempo não iria ajudar, mas deu certo e percebemos pelos números que o movimento para atualização das carteirinhas foi intenso, atualizando essas doses que, provavelmente, estavam em atraso. Essas ações funcionam bem porque são facilitadores para os pais. Além do horário alternativo, permitem resolver a imunização de toda a família. Agradecemos a todos que compareceram e lembramos para quem não pode ir: as doses seguem disponíveis durante a semana nas salas de vacina do município.”

Vale destacar que os períodos mais frios estão chegando, com isso a incidência de casos de gripe e outras doenças respiratórias aumentam. À Folha, a Secretaria de Saúde já tinha feito apelo para que a população aderisse à vacinação, como forma de prevenir doenças sazonais. “Com relação à sazonalidade que enfrentamos todos os anos, a Secretaria de Saúde já iniciou um trabalho de promoção e prevenção com a campanha de vacinação e orientações de cuidados, além de manter as escalas de profissionais completas.”

Destaques
O destaque deste primeiro mutirão foi a vacina contra Influenza que teve 1.034 doses aplicadas. Em seguida foram as 542 doses de vacinas monovalentes contra a Covid, e depois as 338 doses da vacina bivalente contra a Covid.
O mutirão também é um importante movimento para atualização da carteirinha com todos os imunizantes disponíveis no SUS, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). E isso aparece na sequência do ranking de aplicações no município, sendo que a imunização contra HPV teve número considerável, com 67 doses aplicadas. As outras vacinas foram: Hepatite B (31), Hepatite A (7), Penta (9), VIP (10), P10 (14), Rotavirus (6), Meningo C (11), FA (67), DtP (24), Varicela (27), ACWY (23), dT (35), VTV (21), VOP (32) e dTpa (3).