Terça-feira às 15 de Julho de 2025 às 10:07:27
Saúde

PILATES: MAIS QUE UMA TÉCNICA. UM ESTILO DE VIDA 01/10/2010

PILATES: MAIS QUE UMA TÉCNICA. UM ESTILO DE VIDA 01/10/2010

01-10-2010

É no mínimo interessante pensar que em uma época onde a tecnologia está tomando conta de tudo, técnicas antigas, como Pilates e acupuntura estejam cada vez em maior evidência. Isso, com certeza, se deve ao fato de que são técnicas que sobreviveram aos modismos ao longo dos anos, por atingir o resultado esperado com a realização da técnica.

Falando sobre o Pilates, especificamente, pode ser afirmado que realmente é muito mais do que a execução de uma técnica. É uma opção de estilo de vida. Utilizando o Pilates, como uma especialidade da fisioterapia, é possível atingir incríveis resultados para prevenção e alívio de dores de um modo geral; melhora do relaxamento e da qualidade do sono; redução do estresse; aumento do metabolismo; alongamento e fortalecimento muscular; correção ou melhora da postura, entre outros benefícios.
Os atendimentos devem ser realizados individualmente ou, no máximo, em dupla, para que os exercícios sejam realizados de forma adequada e com a postura correta, sempre respeitando os objetivos e limites de cada paciente.

É necessário que seja realizada uma avaliação prévia para determinar a melhor forma de atingir os objetivos da cada caso, pois a técnica pode ser realizada no solo, em bolas ou em equipamentos específicos, que utilizam molas para graduar a intensidade de carga para cada exercício (visando aumentar ou diminuir a intensidade do exercício).

Quem faz Pilates, com certeza passa a utilizá-lo diariamente, para a realização das atividades de rotina; como dirigir, por exemplo; e até mesmo para deitar, levantar, respirar... por isso a afirmação de que o Pilates passa a ser um estilo de vida. E um estilo de vida com certeza mais saudável, com menos dores e desconfortos e com melhor auto-estima, devido ao bem estar e às mudanças corporais que a técnica proporciona com o passar das sessões.

É claro que a tecnologia também pode "tirar proveito" do método Pilates, ou vice-versa...como por exemplo, através da realização dos exercícios específicos da técnica sobre a plataforma vibratória, o que só aumenta os benefícios da realização das duas técnicas, tanto da plataforma, quanto do Pilates. E quem pratica é quem mais tem a ganhar com isso.

Praticar Pilates é adotar um estilo de vida mais saudável!