Sabado às 04 de Maio de 2024 às 02:43:18
EM CAMPO LARGO 16º | 29º
Opinião

Alça de mira

Campo Largo na direção do crescimento

Alça de mira

Na expectativa
Um portal de notícias da Bahia divulgou no início desta semana que a Byd, fábrica de veículos elétricos, ainda não descartou a possibilidade de se instalar em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A “briga” é boa para que ela se instale aqui em Campo Largo, onde antes era a Fiat, e gere cerca de três mil empregos diretos, além dos indiretos. O governador de lá afirmou que continua o diálogo para que eles aproveitem a estrutura que antes era a planta da Ford. Em visita aqui na cidade, diretores da Byd tinham ficado impressionado com as condições das instalações da empresa e seguimos otimistas com a vinda desta grande fábrica que trará muitas oportunidades e desenvolvimento para nossa região.

Elétrico
Em contrapartida, nesta semana também tivemos uma feliz notícia de uma startup de carros elétricos que já se instalou em Campo Largo, no Jardim Itaqui, em uma área de 10 mil m2. A Hitech Eletric produzirá aqui utilitários e veículos comerciais zero emissão. São minicaminhões, VUCs (Veículos Urbanos de Carga) e unidades autônomas para entregas. A empresa tem o apoio da Positivo Tecnologia e será um importante marco para a indústria de eletromobilidade no Brasil.
 
Na direção do crescimento
Para possibilitar todo o crescimento que o Estado está se desenhando, a questão de infraestrutura também precisa acompanhar. Com isso, o governador Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira (07) grandes obras que beneficiam toda Região Metropolitana de Curitiba. Serão cinco grandes intervenções: a construção do novo Contorno Sul de Curitiba, a pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba, a nova ligação entre Pinhais e Curitiba, duas trincheiras na Linha Verde e mais um trecho da duplicação da Rodovia da Uva. Os investimentos previstos na região podem chegar a R$ 1,3 bilhão, sendo o maior o do Contorno Sul, estimado em R$ 550 milhões. Também chamado de Corredor Metropolitano, o projeto será uma continuação da atual PR-423, na ligação entre a Rodovia do Xisto, em Araucária, com Curitiba e Fazenda Rio Grande, na BR-116.

Aprecie
Até esta sexta (10) é possível ver da bela Serra de São Luiz do Purunã o cometa C/2022 E3 (ZTF), chamado de cometa verde. O astro passa pela Terra a cada 50 mil anos e teve seu ponto auge na terça-feira (07).  A serra aqui ao lado é um bom lugar para apreciar devido à sua altitude e por ser afastado de grandes áreas urbanas.

Pra pensar na cama
“Desconfiança é a melhor parte do conhecimento” – Mahatma Gandhi.