Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 10:19:18
Opinião

Uma relatividade encantadora

Antes de falar mais uma vez sobre como o ano passou rápido, devemos nos lembrar dessa relatividade encantadora que é a passagem dele por nossas vidas

Uma relatividade encantadora

Antes de falar mais uma vez sobre como o ano passou rápido, devemos nos lembrar dessa relatividade encantadora que é a passagem dele por nossas vidas, mas que de certo modo também nos gera um pouco de aflição. O ponto de vista que você está diz muito sobre a sua percepção de tempo, por exemplo. Só quem viveu os dois extremos emocionais, a sensação do relógio andar em câmera lenta ou a euforia da implacabilidade do mesmo, sabe as lições que essas sensações podem dar.  

Quando somos crianças, por exemplo, nossa sensação de passagem do tempo é bem diferente que na fase adulta. Há inclusive uma “pressa” para crescer e se tornar independente. Porém, na visão dos nossos familiares, crescemos e nos desenvolvemos tão rápido, que em curto período de tempo já nos tornamos quase irreconhecíveis, não só no aspecto físico, mas no emocional, comportamental e mesmo cognitivo.

Assim, podemos também analisar a passagem de tempo em um ano. Para alguns, o ano de 2022 foi extremamente positivo, passou rápido, com projetos sendo executados, necessidade de agilizar procedimentos para que tudo saísse conforme planejado. Foi um ano que envolveu discussões que mexeu com a emoção das pessoas, com muita política e agora o futebol, que embora em algumas situações afastem, dessa vez despertam simpatia, amizade e alegria. Um período cheio de energia, com muitas ideias, que será relembrado com muita satisfação no futuro.

Entretanto, para outros, que possam ter enfrentado os mais diversos tipos de problemas advindos com situações do dia a dia, tiveram uma visão completamente diferente do tempo transcorrido. Ter a tristeza e a preocupação como algozes, nos faz reféns de um relógio que parece não caminhar. Quantas vezes você passou por madrugadas em claro, angustiado e aguardando um novo dia chegar, com respostas, provisões, melhoras e tantas outras esperanças que depositamos em raios de sol que despontam em nossas janelas. Infelizmente, de modo figurado, tivemos muitos dias de chuva, em que o dia não parecia ser tão certo de uma resposta positiva e as nuvens encobriam a visão positiva das coisas.

O conceito de luz e escuridão é mais um que nos traz reflexões interessantes. O mais comum a todos é a presença da luz geralmente ligada a sentimentos positivos. Talvez esse apego à luz e a necessidade de um novo dia façam da época do Natal, um momento tão especial. Para os cristãos, a luz de Natal simboliza também a iluminação divina, trazida por Jesus em seu nascimento de maneira tão especial. Jesus, enquanto viveu na Terra, também teve momentos em que o tempo trouxe alegrias e tristezas, de luz e escuridão, mas mantinha em Si a conexão com o Pai, Deus supremo, que o fez vencer a grande guerra contra o pecado, a morte e o mal.

Somos impelidos a enfrentar o tempo - seja ele rápido ou demorado -, o dia e a noite, momentos felizes ou angustiantes em nossa vida. Não há certezas que nos tragam pleno conforto diante das incertezas do mundo. A forma que iremos enfrentar isso é o que dita a maneira que você irá superar ou aproveitar esse momento. Que essa seja a sua principal estratégia não somente em 2023, mas ainda hoje.