Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 10:20:42
Opinião

Avante para o porvir!

Que grandes notícias os paranaenses receberam nesta semana, resultado de uma comunidade completamente comprometida com bons resultados e crescimento, junto de políticas públicas e programas de incentivos a investimentos

Avante para o porvir!

Que grandes notícias os paranaenses receberam nesta semana, resultado de uma comunidade completamente comprometida com bons resultados e crescimento, junto de políticas públicas e programas de incentivos a investimentos nas mais diversas áreas. O Paraná se destaca hoje como a quarta econômia no País, passando o Rio Grande do Sul e sendo a maior do Sul do Brasil.  O resultado vem do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense em 2020, que ficou na casa dos R$ 487,93 bilhões, registrando a maior participação da história no PIB nacional nas duas últimas décadas, com 6,412%.

Anteriormente, o estado ocupava a quinta posição, mas alcançou a quarta posição pela segunda vez na história visto seu ganho relativamente alto no setor da agropecuária nacional. Acima do Paraná estão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, cuja participação marcou 9% no PIB nacional. A região sul teve sua participação nacional no PIB com 17,2%.

Vale ressaltar que o PIB é um dado de extrema importância para medir o crescimento econômico de determinada região, estado ou cidade, levando em consideração os níveis de produção de setores primário, secundário e terciário. Combinado ao dado da geração de emprego, mostra que estamos caminhando em direção a um futuro mais estável e com mais oportunidades.

Além desta execelente notícia, que coloca o Paraná em um grande destaque econômico no cenário nacional, também veio justamente a informação de que a taxa de desemprego caiu no estado para 5,3%, sendo a menor desde 2014 durante o fechamento do terceiro trimestre e bem abaixo da média nacional, que ficou em 8,7%.

Essa é a nona vez que o Paraná registra queda no desemprego, que começou a ser visualizado durante o processo de recuperação econômico sofrido na pandemia de Covid-19, em 2020. Conforme divulgação oficial, o número de pessoas ocupadas cresceu de 5,790 milhões no segundo trimestre de 2022 para 5,932 milhões no terceiro trimeste, sendo constatado como o maior crescimento entre os estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, ficando em sexto lugar entre os estados com maior número de empregados com carteira assinada.

Os dados nos mostram uma reação extremamente positiva neste momento de recuperação e traz otimismo para o ano de 2023, com economia ainda mais aquecida e geração de mais oportunidades ainda dentro do Estado do Paraná. Não é de hoje que o estado é conhecido pela sua força de trabalho e motivação em fazer o estado ainda mais forte. São reflexos de investimentos de grandes e pequenas empresas que se dedicam diariamente em elaborar formas de crescer e fazer a roda da economia girar mais forte.

Aos poucos vamos nos despedindo de 2022, que já chega às suas últimas semanas, porém com o sentimento de dever cumprido de ter sido feito o melhor e estar colhendo resultados de maneira tão aprazível. Provavelmente, 2023 terá desafio, mas o Paraná será luzeiro, por tanto “avante para o porvir!”, mais uma vez.