Quinta-feira às 02 de Maio de 2024 às 12:12:50
EM CAMPO LARGO 18º | 31º
Saúde

Campo Largo apresenta o 6° melhor desempenho na saúde, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná

Tanto o prêmio Band Cidades Inteligentes quanto o Programa Previne Brasil revelaram dados que colocam o município em destaque no cenário nacional, confira

Campo Largo apresenta o 6° melhor desempenho na saúde, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná

Dois importantes levantamentos recentes colocaram Campo Largo em destaque, no quesito Saúde Pública. Primeiro a Prefeitura Municipal, por meio da sua Secretaria de Saúde, foi contemplada no prêmio Band Cidades Inteligentes que colocou a cidade da Região Metropolitana de Curitiba como refere?ncia em Sau?de Pu?blica, muito pelo apoio do Hospital do Rocio que é local e, mesmo sendo privado,  tem mais de 90% dos atendimentos feitos pelo SUS. 

Depois, a pasta destacou a posição de destaque de Campo Largo - 6º lugar nacional - entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná, no Programa Previne Brasil. Tal avaliação é do atendimento da atenção primária em saúde (APS) e se refere ao segundo quadrimestre de 2022. 

Saiba mais detalhes dos levantamentos:

Prêmio Band Cidades Inteligentes - A cidade de 132 mil pessoas tem pouco mais de 6 leitos hospitalares a cada mil habitantes. Isso significa o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e quase cinco vezes mais do que a média nacional. Grande parte disso se deve ao Hospital do Rocio, o maior hospital da cidade que tem mais de 800 leitos disponíveis e atende 22 mil pessoas por mês. 

A secretária municipal de saúde, Danielle Fedalto, comenta o que isso significa para o município: “pelo fato de o hospital ter grande quantidade de leitos disponíveis, 80% dos nosso pacientes das UBS e UPA que necessitam de leitos - e são regulados - acabam ficando dentro do município. Isso favorece para os pacientes e também para seus  familiares, nas visitas. É uma parceria que funciona muito bem”. 

A disponibilidade de leitos nos hospitais é um importante pilar da Saúde Pública, segundo o IGMA que é o índice base utilizado no prêmio, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila. Segundo a comissão organizadora, não são considerados apenas itens de saúde, o índice avalia também outros indicadores como segurança, infraestrutura, esgoto, itens de outras secretarias que refletem na saúde.

Programa Previne Brasil - Campo Largo também apresentou posição de destaque no Programa Previne Brasil, que avalia o desempenho na atenção primária em saúde (APS), a partir de indicadores. No segundo quadrimestre de 2022, a capital da louça ficou com o 6º melhor desempenho na saúde, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná. “Essa avaliação é sempre muito importante e revela a qualidade municipal no atendimento, comparando boas práticas das maiores cidades do Paraná. Estamos sempre buscando melhorar, e a cada análise aparecem os esforços de nossa equipe, então uma classificação dessa nos motiva a continuar oferecendo uma prestação de serviço cada vez melhor para nossos munícipes”, afirma Danielle Fedalto.

A partir das análises do Previne Brasil, o Ministério da Saúde adequa o modelo de financiamento, de forma a aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção básica, avaliando o vínculo entre a população e as equipes com base na responsabilização dos gestores e profissionais envolvidos. O ranking do Previne Brasil determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município, de acordo com o desempenho no conjunto de indicadores aferidos a cada quadrimestre, com repercussão financeira para o período subsequente.

Esse modelo de financiamento, instituído desde 2019, altera formas de repasse das transferências aos municípios, que passam a ser distribuídas com base nos critérios populacionais, de captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro. Os indicadores avaliados são: as proporções de gestantes com seis ou mais consultas pré-natais até a 12ª semana (com exames para sífilis e HIV e com atendimento odontológico), mulheres com coleta de citopatológico na APS, crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo B e poliomielite, hipertensos com consulta e pressão arterial aferida, e diabéticos com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Veja os municípios paranaenses mais bem posicionados no 2º quadrimestre de 2022:

Cidade / População / Avaliação

1º) Pinhais / 134.788 / 8,25

2º) Umuarama / 113.416 / 8,13

3º) Araucária / 148.522 / 7,75

4º) Cascavel / 333.073 / 7,64

5º) São José dos Pinhais / 334.620 / 7,5

6º) Campo Largo / 135.678 / 7,33

7º) Curitiba / 1.963.726 / 7,31

8º) Almirante Tamandaré / 121.420 / 7,11

9º) Cambé / 108.126 / 7,04

10º) Foz do Iguaçu / 257.971 / 6,93