Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 05:03:27
Política

Eleitor deve estar preparado para as eleições

No próximo domingo (02), eleitores de todo o país irão às urnas eletrônicas para escolher seus representantes nas Eleições Gerais de 2022.

Eleitor deve estar preparado para as eleições

No próximo domingo (02), eleitores de todo o país irão às urnas eletrônicas para escolher seus representantes nas Eleições Gerais de 2022. Em Campo Largo serão 91.263 eleitores, em 268 seções distribuídas nos 42 locais de votação, conforme divulgou o Cartório Eleitoral de Campo Largo.

Para o dia da eleição, há itens indispensáveis para a hora de votar. Leve o título de eleitor, que pode ser físico ou pelo aplicativo do e-Título e o documento oficial com foto. Caso tenha biometria cadastrada e a sua foto estiver disponível na primeira tela do aplicativo, há possibilidade de usar apenas o e-Título para se identificar, lembrando que não pode deixar de levar para a seção eleitoral o documento oficial com foto.  
Para facilitar, caso queira, leve a colinha eleitoral pra não esquecer os números dos candidatos ou candidatas nos quais você vai votar. A sequência da votação é: deputado estadual – cinco números, deputado federal – quatro números, senador – três números, governador – dois números e presidente – dois números.

De acordo com a legislação, não é permitido entrar com nenhum equipamento eletrônico na cabine de votação. Então, se o eleitor estiver portando um objeto eletrônico no dia de votar, ele fica com o mesário, que o devolve logo que a votação do eleitor é encerrada.

Lei Seca e Operação Eleições
No Paraná haverá Lei Seca, ou seja, a restrição na venda de bebidas alcoólicas no domingo das 8h às 18h. Durante todo o domingo, conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, as corporações da Polícia Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal estarão com seus efetivos de prontidão para atendimento de ocorrências. Em Campo Largo, a Guarda Municipal também estará atuando em toda a cidade.  

Urnas auditadas
Neste sábado (01), a Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza a cerimônia de sorteio e escolha pelas entidades fiscalizadoras das urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas.
No mesmo dia, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade serão retiradas das seções eleitorais, onde já se encontrarão prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais acontecerá normalmente.

Equipes do TRE-PR estarão a postos em cidades polo do estado para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo, às 8h. O ambiente será totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube, desde a chegada das urnas, no sábado, até o encerramento da auditoria, no domingo, às 17h.