Sabado às 07 de Dezembro de 2024 às 05:35:30
Opinião

Alça de Mira

Deputado estadual
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) é o órgão de representação do Poder Legislativo através dos 54 deputados estaduais do Estado do Paraná.

Alça de Mira

Deputado estadual
A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) é o órgão de representação do Poder Legislativo através dos 54 deputados estaduais do Estado do Paraná. O número varia por Estado, de acordo com a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados. São responsáveis pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas a temas pertinentes ao território estadual.  A função principal é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador. Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado.

Deputado federal
O Paraná tem 30 deputados federais. Cabe à Câmara dos Deputados, bem como ao Senado, discutir e votar propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte e habitação, entre outras, e também fiscalizar o emprego, pelos Poderes da União, dos recursos arrecadados com o pagamento de tributos. A Câmara também discute e vota o Orçamento da União e analisa, aprovando ou rejeitando, as medidas provisórias editadas pelo governo federal. Também cabe à Câmara dos Deputados autorizar a abertura de processo contra presidentes da República e ministros de Estado.

Reconhecimento
Um vídeo do Colégio Estadual São Pedro e São Paulo foi publicado nas redes sociais do Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, esta semana em destaque, por conta das notas do Ideb, tanto de 2021, como nos últimos quatro anos. O colégio é tido como um dos melhores do Paraná, mas ainda carece de infraestrutura como quadra poliesportiva coberta, biblioteca e laboratórios. Que este reconhecimento seja acompanhado das melhorias que há anos a comunidade escolar espera.

Guerra nas redes
Entrar nas redes sociais nesta semana está sendo difícil. Muitas postagens envolvendo política e relatos de “ataques pessoais”, por conta da opção declarada aos candidatos para o próximo domingo (02), estão sendo retratadas. Discutir política é importante, mas não esqueça que o respeito à pluralidade de ideias vem em primeiro lugar.

Construção civil
O Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) avançou 3,5 pontos em setembro e alcançou 101,7 pontos. É o maior nível desde novembro de 2012. Na avaliação dos pesquisadores, a variação resulta, principalmente, de uma percepção mais favorável dos empresários sobre a situação atual dos negócios. O crédito imobiliário segue resiliente mesmo com alta dos juros, o custo médio de um financiamento imobiliário no Brasil aumentou pouco menos de 40% nos últimos cinco anos.

#votecampolargo
Neste domingo, analise as propostas e vote consciente, pensando no coletivo, no que pode ser melhor para a cidade.