Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 12:32:03
Geral

Escritores campo-larguenses fazem grandes obras literárias

Literatura é uma arte que pode trazer conhecimento, cultura, levar as pessoas para novos locais e a pensar fora da caixa.

Escritores campo-larguenses  fazem grandes obras literárias

A Literatura é uma arte que pode trazer conhecimento, cultura, levar as pessoas para novos locais e a pensar fora da caixa. Porém, o costume da leitura não está tão implementado no Brasil. De acordo com a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 4,6 milhões de leitores perderam o hábito entre 2015 e 2019, caindo a porcentagem de 56% para 52%.

A professora de Artes e Literatura Ana Paula Cantoni conta o que é possível fazer para retornar esses hábitos. “Primeiro é escolher uma leitura fácil, que você tenha curiosidade e que te agrade. Outra coisa é escolher um bom horário para ler e evite distrações como o celular, que podem atrapalhar e até mesmo sabotar”.
Para ajudar nessa questão, a equipe da Folha de Campo Largo pesquisou escritores da cidade que fizeram publicações de livros.

Meu quebra cabeça – Isabele Cavalli Poleto
O livro conta a trajetória do acidente e a recuperação de Isabele Cavalli Poleto. No dia 25 de fevereiro de 2020, ela estava voltando de um retiro religioso na Colônia Witmarsum quando seu carro derrapou na pista molhada, por estar garoando. Bateu contra a mureta de proteção da estrada e desceu para sinalizar com o triângulo, mas neste momento um caminhão desgovernado atingiu Isabele. Este acidente a deixou 36 dias internada na UTI.

Muito mais que falar do seu acidente, o livro mostra sua história de recuperação e como a Isabele e sua família atravessaram o momento delicado.
“Eu sempre tento ver a vida por um lado positivo. Eu acho que Deus não iria me deixar passar por este momento para ficar só para mim e minha família. Eu acredito que Deus me colocou nesse lugar para anunciar o trabalho Dele e foi por isso que escrevi o livro ‘O Meu Quebra Cabeça’, que tem esse objetivo”, conta Isabeli.Para conhecer mais sobre essa história basta seguir @isaa_poleto no Instagram.

Conheço duas formas de acabar com a vida que são tiro e queda - Arzírio Cardoso
As crônicas e os contos são uma ótima forma de voltar a leitura, pois são leituras que nos levam a outros lugares, segundo a professora Ana Paula.
Com esse livro, o escritor campo-larguense, que é um dos maiores prêmios no Brasil relacionado a literatura, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.
Para adquirir o livro ou receber mais informações basta acessar https://www.editorapatua.com.br/conheco-duas-formas-de-acabar-com-a-vida-que-sao-tiro-e-queda-de-arzirio-cardoso/p ou seguir no Instagram @arzirio_cardoso.

A Arte e Cultura Sesquicentenário de Campo Largo
O livro A Arte e Cultura do Sesquicentenário de Campo Largo foi realizado pelo ICEN (Instituto Cecílio Elias Netto), e conta da cidade de Campo Largo como a cultura, costumes, festividades, linguagem e sociedade. Para quem quer conhecer mais sobre a cidade de Campo Largo, esse é um dos livros indicados.
Além disso, traz informações interessantes sobre como a população campo-larguense tem mudado nos últimos anos e quais são as bagagens que os ancestrais deixaram.